Chamado de ioCamper, é uma criação do engenheiro mecânico húngaro Tamas Laczko, que teve a ideia enquanto planeava uma viagem de acampamento com o seu filho. A estrutura dobrável pode transformar-se num cubo que cabe na parte de trás de uma carrinha de tamanho médio. Quando totalmente aberta, atinge quatro vezes o seu tamanho original e tem uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha, um quarto e uma casa de banho.

Colocada sobre palafitas que desmoronam quando a casa é retirada da carrinha, a estrutura leva apenas dez minutos para atingir o seu tamanho máximo. Uma aplicação pode ser descarregada para qualquer smartphone para montar a tenda e Tamas espera ver a sua ideia tomar conta do  mercado. Atualmente, ele está a executar uma campanha de financiamento coletivo para que a ideia seja colocada em produção já em 2019.

O designer, que mora na Hungria, disse: “Eu sempre sonhei em ter uma caravana para aproveitar a liberdade com minha família, mas quando o meu filho me pediu para ir para um acampamento, decidi tornar a viagem inesquecível para ele."

"Poderíamos ter alugado uma tenda ou caravana ou eu poderia até ter modificado a minha velha carrinha, mas queria mais flexibilidade, mais espaço e mais conforto". O principal benefício do ioCamper é que pode ser colocado em praticamente qualquer carrinha existente sem a necessidade de modificá-la.

"Agora gostaríamos de obter o máximo de apoio financeiro possível através do crowdfunding, com o objetivo final de começar a produção em massa em junho de 2019". Tamas trabalha no projeto há mais de dois anos e diz que o ioCamper é tão versátil quanto inteligente. Pode ser montado em quase todos os lugares e pode até ser usado como um apartamento autónomo. O interior é equipado com água corrente, aquecimento, luzes LED e um ecrã táctil de 23 polegadas que pode ser usado como uma televisão ou para controlar as várias configurações internas.

Tamas acrescentou: “Oferece grandes possibilidades e pode ser usado como um apartamento autónomo no pátio, ou como um Bungalow de pesca numa viagem".

Talvez queira convidar os seus amigos ou familiares para sua casa, mas não tem espaço suficiente, então tudo o que precisa fazer é abrir a cabana no jardim e pode ser usado como uma pequena casa de hóspedes.

"Vender o nosso produto em todo o mundo é uma tarefa desafiadora, mas estamos prontos para trabalhar ainda mais para alcançar o nosso objetivo", afirma Tamas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.