Num cenário rural e tranquilo, em Vila de Punhe, em Viana do Castelo, encontramos uma casa senhorial do século XVIII, ostentando o brasão de armas dos Abreu Teixeira, família proprietária da quinta durante mais de três séculos. O espaço foi reformado e abriu como guesthouse em 1996.

Rodeada por vinhas e floresta, é o local perfeito para desfrutar de momentos acolhedores num cenário tranquilo e rural. Junto com a casa secular encontramos elementos com design de estilo moderno, num misto onde o bom gosto e o conforto contemporâneos convivem em plena harmonia com a tradição.

A quinta tem oito casas disponíveis: Casa da Fonte, Casa Buganvília, Casa Magnólia, Casa da Vinha, Casa da Camélia, Casa Jacarandá e Casa do Ácer, todas com um quarto, às quais se junta a Casa Lavanda, com dois quartos. A chamada Casa da Vinha fica na casa principal, é o espaço mais clássico da quinta e também o primeiro edifício que encontramos ao passar o grande portão de ferro, na entrada da quinta.

Entrar na Casa da Vinha é um regresso à infância, onde a decoração rústica e o espaço acolhedor convidam a momentos de tranquilidade absoluta. Ao nosso dispor temos café, chá e leite, além de um microondas para quem pretender fazer pequenas refeições no local. O quarto mantém as linhas tradicionais, com as janelas típicas e todo o conforto necessário para adormecer ao som da natureza.

Durante a manhã, à hora previamente escolhida, uma cesta de vime é deixada no alpendre em frente à porta, cheia de produtos típicos para o pequeno almoço. É possível, ainda, fazermos o nosso próprio sumo de laranja para acompanhar a refeição.

Se o tempo permitir, é possível desfrutar da piscina e aproveitar a natureza com banhos de sol, num cenário deslumbrante. Se quiser dar uma caminhada, pode aproveitar o bosque da quinta, com mais de 40 mil metros quadrados, com vários trilhos acessíveis através de uma vegetação rica e enormes penedos cobertos de musgo, numa verdadeira terapia da natureza. Toda a quinta parece parada no tempo, saída de um filme de época, onde o ar é puro e não se ouve o barulho do trânsito. Tudo está incrivelmente bem cuidado, nota-se a atenção a cada um dos detalhes e temos a certeza que tudo foi feito com amor.

Este é o local perfeito para fugir da cidade e desfrutar da vida no campo. No entanto, os hóspedes têm muitas opções de atividades perto da quinta, para que nunca falte a diversão. A cerca de 15 minutos de distância é possível desfrutar das águas do rio Neiva ou das praias de Afife, Carreço, Paçô ou Cabedelo. A 20 minutos, está a cidade de Viana do Castelo, cheia de encantos para descobrir, desde o bonito centro histórico até ao Santuário de Santa Luzia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.