Seguimos as placas que nos indicam o Pousadela Village, por uma estrada secundária sempre a subir até encontrarmos o aldeamento protegido pela natureza. Chegamos num dia quente de verão e a piscina de borda infinita parecia um verdadeiro oásis, uma vista deslumbrante para uma serra pintada de verde e manchada de azul pelas águas da albufeira da Caniçada.

O aldeamento turístico de 4 estrelas é composto por 11 casas revestidas a granito e com varandas de madeira, sendo sete delas T1, três T2 e uma em formato T3.  Cada casa é decorada com temáticas singulares e diferenciadas, inspiradas no passado local, em atividades e estilos de vida dos antepassados que resistem até hoje, como por exemplo, a produção de azeite e linho ou ainda materiais rudimentares que continuam a ser usados para os mais variados labores rurais. A Casa da Nascente é afortunada por uma nascente no interior que torna o espaço ainda mais cativante e único. A casa em que ficamos foi a Casa do Outeiro, dedicada à madeira, material muito presente na decoração do espaço.

A pequena varanda tem uma vista deslumbrante sobre a serra recortada pelas águas calmas e é possível desfrutar de momentos de paz e tranquilidade, embalados pelo silêncio que se faz sentir e pela paisagem que nos envolve, como se não houvesse mais nada. A casa, totalmente equipada, dá a possibilidade de preparar as próprias refeições que podem ser servidas na sala ou mesmo na varanda, onde a vista é, sem dúvida, muito mais agradável. Para quem quer evitar cozinhar e deixar isso nas mãos de quem sabe, o Restaurante Pousadela oferece uma uma ementa para os mais variados paladares, sempre seguindo uma linha típica da região. A nossa escolha recaiu para o Costeletão acompanhado por batata e, para sobremesa, uma deliciosa Baba de Camelo que fez as delícias dos mais gulosos.

No Bar "Talefe" é possível desfrutar de um dos muitos cocktail’s disponíveis, no interior ou ao ar-livre junto a uma das piscinas, num ambiente descontraído e com vista para toda a serra. E é enquanto estamos a desfrutar da paisagem de forma distraída que vemos algo que nos chama a atenção na encosta: alguns cavalos garranos parecem ter descido um pouco a serra e passeiam-se não muito longe de onde nos encontramos.

O melhor local para contemplar a vista envolvente sem pressas é no miradouro, de onde é possível apreciar toda a natureza e observar um por do sol encantador. O lugar convida à fotografia, mas quase nos esquecemos disso, de tão envolvidos e deslumbrados que ficamos com a paisagem ao redor. Com toda a paisagem aos nossos pés, sentimo-nos privilegiados por ser possível existir um local assim e por, acima de tudo, termos a sorte de desfrutar de uma vista que nunca cansa.

Outro dos espaços constantemente alvo de muitos clicks fotográficos é a piscina de borda infinita com a melhor vista para o Gerês, onde é possível mergulhar ou apreciar uma bebida com a paisagem a surgir como um quadro aos nossos pés. Com uma bebida na mão e deitados na espreguiçadeira com o Gerês como pano de fundo, é impossível não pensar que estamos num verdadeiro paraíso na Terra.

O Grupo Pousadela é dividido por dois aldeamentos, o Pousadela Village e, a cerca de 3 quilómetros de distância, o aldeamento turístico Encosta de Louredo, também com uma vista panorâmica privilegiada sobre o rio Cávado e Parque Nacional da Peneda-Gerês. Tivemos a oportunidade de passar um dia em cada um deles e, com duas propostas completamente distintas, foram ambos surpreendentes e encantadores.

São apenas quatro as casas da Encosta de Louredo, cada uma delas com o nome de uma estação do ano. Ficamos alojados na Casa Outono, que privilegia as cores e texturas da madeira. Todas as casas são tipologia T2 e estão totalmente equipadas com capacidade máxima para 6 pessoas. O aldeamento dispõe ainda de outras comodidades como piscina exterior, campo de jogos, churrasqueira coberta, jardim e alpendre. Em comparação com o Pousadela Village é um espaço muito mais tranquilo, uma vez que são menos hóspedes. Os hóspedes que optem por ficar na Encosta de Louredo podem desfrutar de todas as comodidades do Pousadela Village, como dos serviços de receção, piscinas e spa, bem como restaurante e bar.

Se deseja partir à descoberta de todos os encantos do Gerês ou apenas passar uns dias num local verdadeiramente relaxante, este é o local que procura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.