Em Montemor-o-Novo, vamos, aos poucos, deixando a civilização para trás enquanto percorremos uma pequena estrada, entre a paisagem verdejante, até ao Monte do Freixo Poente. O local ainda é secreto e é perfeito para fugir, para se desconectar do resto do mundo e aproveitar para relaxar.

A casa está harmoniosamente enquadrada na paisagem e é uma recuperação da implantação que lá existia. Foram privilegiados os materiais típicos da zona como as telhas originais ou o chão de S. Pedro do Corval. O interior está maravilhosamente decorado com mantas típicas de Monsaraz, tapetes de lã de ovelhas da região baseados nos desenhos originais das capas dos pastores e bonecas de barro de Estremoz transformando o espaço num verdadeiro refúgio alentejano, com toda a simplicidade e conforto.

A casa conta com três suítes com casas de banho abastecidas com produtos de higiene naturais da marca Caudalíe. A lareira suspensa confere um ar acolhedor ao espaço e o gira discos enche o ambiente de música. É ao som de Tom Jobim que folheamos muitos dos livros disponíveis e nos deixamos levar pela tranquilidade do lugar.

Às 19h, Susana Cigarro bate à porta e traz consigo os ingredientes necessários para a confeção de um jantar tipicamente alentejano. O serviço de Chef privado do hotel está disponível para o almoço e para o jantar, por 65 euros por pessoa. Enquanto a Chef começa a preparar a refeição, podemos relaxar no alpendre enquanto desfrutamos de vistas desafogadas sobre a região, com uma pequena brisa que faz a vegetação ondular a um ritmo hipnótico. A paisagem, que parece uma pintura perfeita em tons de verde, fica ainda melhor quando o sol se começa a pôr, pintando o céu de várias cores. Ouvem-se os pássaros, desfruta-se da tranquilidade, sente-se o cheiro do jantar que está quase pronto e temos a certeza de que não precisamos de outro lugar, pois isto é o paraíso.

O jantar começa com uma tábua de pão, queijos e enchidos alentejanos, seguido por creme de ervilhas com ovos e linguiça crocante, sendo o prato principal bochechas de porco com puré de couve-flor e legumes salteados. Para a sobremesa, temos tarte de requeijão. Este é um dos dois menus disponíveis, sendo que é possível criar um menu personalizado se os hóspedes assim desejarem.

A noite termina ao som do gira-discos, com um livro no sofá da sala ou a ver uma das séries favoritas na televisão (há Netflix), antes de adormecer com os sons da natureza, na calmaria típica de um monte alentejano.

O dia seguinte começa com um pequeno-almoço caseiro acabado de fazer numa cesta de vime, entregue por um elemento do staff do hotel L´and Vineyards. Temos pão alentejano fresco, queijos e enchidos, ovos, mel, granola, compotas e doces caseiros, fruta da época e sumo de laranja natural.

Pequeno Almoço
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Quem preferir pode pedir o Chef particular, que irá preparar o pequeno-almoço no momento e sem qualquer custo adicional. Entre os meses de outubro e maio é possível optar por tomar o pequeno-almoço no restaurante do L’and Vineyards, que fica a apenas 15 minutos do Monte.

Nesta propriedade de 500 hectares o tempo passa ao típico ritmo de vida alentejano e não há outra opção, a não ser relaxar profundamente e desfrutar do ambiente tranquilo na beira da piscina privada ou no alpendre.

Se conseguir resistir à tentação de não fazer nada além de relaxar e meditar, há várias atividades disponíveis às quais se pode dedicar, como visitar  adegas locais, desfrutar de provas de vinho, fazer passeios de balão ou a cavalo e participar em workshops de costumes alentejanos, como amassar pão, aprender a fazer peças em cortiça ou fazer enchidos alentejanos. Além disso, os hóspedes têm a opção de experimentar os tratamentos do L´and Spa Vinothérapie e sentir os benefícios dos ingredientes naturais extraídos da vinha e do vinho, valorizados pelas suas propriedades antioxidantes.

Entre domingo e quinta-feira, uma noite custa 345€ e o preço sobe para 425€, de sexta-feira a domingo. A casa pode receber até sete pessoas. As reservas podem ser feitas através do email reservas@l-ands.com ou do telefone 226 242 400.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.