O edifício neoclássico, datado de 1923, esteve décadas ao abandono, antes de abrir, em novembro de 2018, como hotel de 5 estrelas. O edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá e acomodou, nos anos 30, um dos mais luxuosos cafés da cidade: o Café Monumental, que haveria de se transformar, depois, na Pensão Monumental. Depois da pensão fechar, o edifício teve várias funções tendo sido um stand automóvel e sede de campanha política, tendo passado longos anos ao abandono.

Depois de três anos de obras de reabilitação, desenvolvidas pela Mystic Invest, do empresário Mário Ferreira, o hotel foi adquirido pelo grupo Paris Inn, passando integrar a marca Maison Albar Hotels, que opera sob a chancela LHW (The Leading Hotels of the World).

Devido aos muitos anos em que o edifício ficou abandonado, o espaço estava bastante degradado pelo que não foi possível manter muito da estrutura original: ficou a fachada neogótica, o corrimão da escadaria, que foi recuperado e o pé-direito, que lhe confere a monumentalidade de outrora. A par de toda a recuperação estrutural, a decoração a cargo da dupla Artur Miranda e Jacques Bec, da Oitoemponto, recriou com elegância o espírito e ambiente Art Déco e Art Nouveau, icónico da década de 30 do século XX.

Nada foi deixado ao acaso, desde os grandiosos espelhos, os candeeiros, verdadeiramente, exuberantes, a utilização de imponentes mármores portugueses e de alcatifas com desenhos únicos, e a escolha de cada detalhe e de cada objeto, como os de ferro forjado, escolhidos em diversos antiquários, que no seu conjunto compõem o luxuoso ambiente dos anos 30 cheio de glamour. Entrar no Le Monumental Palace é como entrar numa máquina do tempo, de volta aos anos 30, altura em que ali existia o luxuoso Café Monumental, famoso em toda a Península Ibérica. Facilmente se percebe que Le Monumental Palace não tem de monumental só o nome. Cada pequeno detalhe é exuberante, cada canto exibe uma peça de arte e a elegância do estilo francês é presença incontornável em todo o espaço.

Com um total de 76 quartos, o hotel conta com 40 superiores e 23 deluxe, ao que se juntam 9 suites Audacieuse e 4 grandiosas suites. Os quartos virados para a Avenida da Liberdade têm a melhor vista e os virados para a Rua do Almada recebem a melhor luz. As dimensões das várias tipologias estão compreendidas entre os 28 e 87 m2. A tarifa de balcão assinala 3000 euros por uma noite suite Monumentale, 2800 pela suite Excessive e 1900 pelas suites Audacieuse. No entanto, o Le Monumental Palace trabalha com tarifa dinâmicas e os preços por noite começam nos 200 euros.

Para que os hóspedes se sintam em casa há vários espaços partilhados onde podem conviver, como a sala da televisão, a biblioteca com livros em várias línguas e o lounge. A grande aposta do hotel vai para o bem-estar e a gastronomia com o Le Monumental Nuxe SPA e os três espaços dedicados à restauração: o Bar Américain, o Café Monumental e o restaurante Le Monument, dedicados ao melhor da cozinha francesa, com assinatura do Chef Julien Montbabut, que veio de Paris - onde conquistou uma estrela Michelin no Le Restaurant - para abraçar este projeto. Segundo Carla Correia, Diretora de Vendas e Marketing do Le Monument Palace, o objetivo é conquistar mais uma estrela com este restaurante.

Le Monumental Nuxe Spa

O primeiro da marca francesa em Portugal faz do Le Monumental Palace o único hotel com spa na baixa do Porto, além de ser a única unidade hoteleira que disponibiliza parque de estacionamento nesta zona da cidade. Com piscina interior aquecida, sauna, banho turco, duas salas de tratamento e um duche Vichy, este recanto de relaxamento, propõe um tratamento de assinatura, que além dos produtos Nuxe, utiliza também um esfoliante caseiro feito à base de mel, aveia e pepitas de cacau. Durante 1h30, pode-se deixar envolver por uma massagem que o vai arrebatar da cabeça aos pés. Ao som de música calma pode desfrutar de uma experiência relaxante, numa verdadeira viagem dos sentidos que termina com um "mimo" do chef servido à beira da piscina. O preço dos tratamentos e massagens variam entre os 60 e os  260 euros. Pode consultar todos os tratamentos disponíveis no site do hotel. O espaço está aberto a toda a comunidade, entre todos os dias das 9h30 à 20h00.

O hotel tem três espaços dedicados à gastronomia. O Bar Américain é dedicado aos cocktails mais clássicos e de autor, oferecendo também uma seleção de vinhos do Porto. O Café Monumental, ao estilo parisiense, é uma brasserie que respira a história do antigo e prestigiado café que um dia ali marcou presença e que nos mais variados momentos do dia convida hóspedes, residentes e visitantes da cidade, a entrar para um café, almoço, lanche ou jantar. Aqui a cozinha é tradicionalmente francesa, desde a patisserie às iguarias mais afamadas, com pratos como bisque de marisco, bife tártaro e terrinas de foie gras, além de uma seleção de vinhos (portugueses e franceses), espumantes e champanhes. É um espaço deslumbrante, com uma decoração luxuosa que foi bem recebido pela população conquistando os visitantes pelos requintados sabores franceses e pelo clássico carrinho de sobremesas (ao qual é impossível resistir). No restaurante Le Monument, o conceituado Chef francês Julien Montbabut, que foi distinguido com uma estrela Michelin no seu país de origem, apresenta uma proposta gastronómica “gourmand”, de alta cozinha moderna, em que reinterpreta a tradição francesa, à qual dá o seu cunho pessoal.

No conjunto, trata-se do expoente máximo da luxo francês, num local emblemático da cidade do Porto e aberto a toda a comunidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.