Numa altura em que o tema “Algarve genuíno” está na ordem do dia, esta visita não poderia ter sido mais perfeita.

Fica difícil de imaginar um local em plena comunhão com a natureza, com um Spa termal de características únicas, uma arquitetura que combina na perfeição a traça antiga com uma decoração moderna, rodeado de fontes de onde brota uma das melhores águas de Portugal, cheio de história e tradição, com o melhor pão com chouriço que já comemos, a 15 minutos da praia, e que, ainda por cima, fica no Algarve. Ok, fica difícil, mas existe e tem um nome: Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort.

Chegámos numa sexta-feira ao cair do dia, a primeira sensação que sentimos foi a de estar num vale encantado, desenhado na perfeição, uma povoação antiga onde nós fazemos parte dos sortudos habitantes.

O resort, recentemente adquirido pela Unlock Hotels, foi alvo de uma profunda renovação, e já se encontra completamente funcional, embora segundo Jeroen van den Bos, diretor geral do resort, “ainda iremos ter muitas novidades para apresentar”.

Uma autêntica vila, 102 quartos, distribuídos por quatro edifícios diferentes. O hotel D. Carlos Regis, hotel Central, hotel Termal e os apartamentos Central Suites & Apartments. Para além destes edifícios, existem dois restaurantes, o Tasco Wine Bar & Beer e o 1692, o Bar Monchique, um circuito de manutenção, um spa termal, loja, kids club e piscina exterior.

Ficámos alojados nos novíssimos Central Suites & Apartments (apartamentos D. Francisco), fazem lembrar as antigas casas senhoriais, mas neste caso com o interior saído de um catálogo de decoração, perfeito para famílias, muito espaço, luminosidade e uma casa de banho à antiga, que mais parece um quarto.

Acordar, abrir as janelas, ouvir os passarinhos a cantar e o crepitar do forno a lenha da D. Ester (funciona como um relógio no resort há 17 anos) é realmente um privilégio que nos transporta para uma experiência genuína e de eleição. Pelas 10.30h temos pão com chouriço quentinho e começa a romaria de turistas para consumirem esta e outras iguarias servidas no tradicional Tasco Wine Bar.

O espaço convida a longas caminhadas, descobrir a serra Algarvia, as múltiplas fontes que por ali proliferam e contemplar de longe mas com uma vista deslumbrante, o mar algarvio.

O pequeno-almoço, almoço e jantar é servido no Restaurante 1692, com uma carta em construção de forma a honrar os produtos e tradições locais. Os maravilhosos vitrais e a excelente decoração fazem deste espaço um dos mais bonitos de todo o resort.

Comer na praça principal da vila é uma atração, aqui podemos assistir aos espetáculos diários, sevilhanas, música ao vivo e até cinema.

E o que dizer da experiência de Spa, desde o circuito, que inclui a piscina termal, a sauna e o banho turco, às massagens que nos transportam de imediato para o paraíso, tudo combina em harmonia.

Uma última palavra para a piscina exterior, abrigada no vale e rodeada de vegetação, local perfeito para longas tardes de verão com muito sol e a água de Monchique mesmo ali, os miúdos adoraram e nós também.

Aqui conseguimos juntar o melhor de dois mundos, a praia e agitação do Algarve litoral, com a calma e tradição da serra Algarvia, vamos certamente voltar a Monchique e à Villa Termal.

Dicas Viagensa4 | Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort

- Os Central Suites & Apartments são ótimos para famílias;

- Provar o pão com chouriço da D. Ester é obrigatório;

- A praia de Alvor (nossa favorita) fica a 15 minutos;

- O circuito Termal e as massagens são de frequência obrigatória;

- Beba e encha as suas garrafas na Fonte dos Amores, vai gostar da água e da caminhada;

- Prove o licor de laranja, produzido no Resort;

- Beba uma sangria no Bar Monchique, para um final de dia imbatível!


Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort
Caldas de Monchique - 8550-232 Monchique, Portugal
resort.monchique@unlockhotels.com
282 910 910

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.