Quem vem e atravessa o rio,  junto à margem esquerda do Douro, encontra um edifício icónico, com 200 anos de história, onde funciona o The House of Sandeman Hostel & Suites, resultante de uma parceria entre a Sogrape Vinhos e o The Independente Collective. O hostel  tem 43 camas exclusivamente desenhadas e inspiradas nas pipas do vinho do Porto, além de 12 suítes, decoradas com obras originais da Sandeman e um lounge onde é servido o pequeno-almoço numa mesa comum.

Assim que entramos no edifício, vemos bicicletas penduradas nas paredes, o que confere um ar informal e jovem a todo o espaço. A receção divide espaço com o lounge, na antiga sala de provas de vinho do Porto, onde é servido o pequeno-almoço e tem vista para a cozinha. "Aqui a nossa avózinha prepara as refeições", explica o funcionário da receção apontando para uma senhora atarefada na cozinha. O espaço é acolhedor logo à chegada e é impossível não nos sentirmos em casa, num lounge com uma longa mesa e vários sofás, combinando a história do local, recordada a cada canto, com elementos contemporâneos que dão um ar moderno e jovem.

O pequeno-almoço é servido e os hóspedes sentam-se à volta da enorme mesa, como se de uma família se tratasse. Existe também a possibilidade de fazer a refeição à janela, com vista para o rio Douro e para o Porto. O pequeno-almoço está sempre incluído na reserva e inclui leite, café e chá, acompanhado de pão, bolos caseiros, croissants e fruta, além de ovos, panquecas e iogurte com granola caseira. Tudo sabe a comida da avó, tudo é acolhedor e a vista incrível é a cereja no topo do bolo. Todos os dias, às cinco da tarde, é a hora do chá onde os hóspedes podem conviver com uma chávena de chá quente e uma fatia de bolo feito pela Bó Bina. 

créditos: Susana Sousa Ribeiro

O corredor que leva às suites parece saído de um filme, com papel de parede com padrões florais e mãos que saem das paredes para segurar o número de cada um dos quartos. Ao abrir a porta do nosso quarto encontramos um espaço amplo e luminoso, em tons de branco, onde sobressaem alguns quadros na parede, várias plantas e um gira-discos com uma selecção de discos de vinil. Das janelas do quarto temos uma vista perfeita para o rio Douro e para a Invicta.

créditos: Susana Sousa Ribeiro

Saindo da suite, em direção às camaratas, passamos pelos átrio decorado com vinhas e a imagem do icónico Don - imagem de marca da Sandeman - com a capa negra de estudante de Coimbra e o sombrero típico de Jerez. A partir do átrio, temos acesso às camaratas, no local onde se encontravam as caves do Vinho do Porto. Existem camaratas de 7, 8 ou 14 camas, que podem ser femininas, masculinas ou mistas. Os beliches são uma reinvenção das pipas do vinho do Porto, com um design único que recorda o passado do edifício. As camas são king size e os hóspedes têm acesso a um cacifo pessoal e casas de banho completas dentro da camarata, com produtos de banho e toalha incluídos. Os preços para o hostel começam nos 24€, para as camaratas, e para os quartos individuais ou suites podem chegar aos 160€, sempre com pequeno-almoço incluído.

Na porta ao lado, encontramos o The George Restaurant & Terrace, com quatro espaços distintos: esplanada, cafetaria & bar, restaurante e sala Sandeman (uma sala de eventos com até 48 lugares sentados). A carta celebra os sabores típicos do norte do país com espaço para novas interpretações, sempre acompanhados por vinhos portugueses e uma carta de cocktails, inspirados pelo vinho do Porto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.