Numa rua repleta de arte e onde os carros não entram, num edifício histórico e bem enquadrado na arquitetura local, abriu portas a Pestana Pousada do Porto – Historic Hotel. Fica na rua das Flores, uma das mais fotografadas do Porto, repleta de lojas de artesãos e novos designers, restaurantes e cafés e onde é frequente assistir às atuações de artistas de rua e à exibição de obras de arte.

No entanto, nem sempre foi assim. Corneliu Popa, assistant manager da Pousada do Porto, recorda que há alguns anos a rua estava abandonada. "A rua não tinha boa fama, mas agora renasceu. Está repleta de vários artistas que se organizam e vão trocando de lugar e dinamizam a rua", explica.

Enquanto a rua está movimentada e repleta de pessoas, ao entrar na Pousada do Porto, a sensação é a de entrar numa casa de família. Os sofás organizam-se como uma sala de estar, num espaço com televisão e lareira, no qual abrirá o P Gastro Bar, que pretende estender um convite aos seus hóspedes e visitantes para fazer uma Pausa e apreciar os deliciosos Petiscos que compõem a sua carta.

Aberto em outubro, o espaço desperta a curiosidade dos visitantes que entram para o conhecer e apreciar a decoração assinada por Miguel Câncio Martins. Não raras vezes, acabam surpreendidos e com o olhar perdido no tecto do lobby, maravilhosamente decorado com camélias da artista Iva Viana, que levou o nome da rua para o interior do hotel.

"Penso que é quase imediata a associação das flores a esta rua do Porto e das flores ao meu trabalho, tendo em conta ao meu portfólio", conta Iva Viana. Prova disso, é que este já não é o primeiro projecto de interiores na Rua das Flores do Porto, com Flores Iva Viana, que também estão presentes nas paredes e tecto da Boutique Eugénio Campos.

"Depois de analisar o projecto, criei e modelei uma flor de desenho meu. Esta flor foi pensada de forma a tirar várias flores de diferentes dimensões do mesmo molde", explica a artista. "Comecei a modelar uma flor mais pequena que começou a crescer como camadas, até chegar à flor de maior dimensão", acrescenta.

Durante a recuperação do edifício foram preservadas as caraterísticas do edifício original do século XVIII. "O grupo Pestana está habituado a recuperar edifícios deste género", recorda Corneliu Popa. Desta forma, é ainda possível possível apreciar os tetos abobados, as pedras destacadas e, em alguns quartos, as janelas com namoradeiras. Agora, todos esses elementos históricos, estão integrados na decoração da Pousada que conjuga esta traça original com um ambiente moderno e elegante.

A temática das flores acompanha os hóspedes até aos quartos, onde as carpetes ostentam o mesmo tema. A rua está também presente nos corredores, cujo piso ostenta as fachadas da rua e dos seus edifícios emblemáticos com mais de cinco séculos de história.

Os 84 quartos foram cuidadosamente mobilados e decorados para garantir o conforto e a qualidade durante a estadia e as cores e os painéis de madeira atribuem a este espaço um ambiente acolhedor e sofisticado. Os quartos oferecem vistas para a movimentada Rua das Flores, para a Rua da Ponte Nova ou para o pátio interior, sendo possível contemplar a Torre dos Clérigos ao fundo.

Os hóspedes podem ainda desfrutar de momentos tranquilos na piscina interior do espaço, relaxar na sauna ou exercitar-se no fitness center. A Pousada do Porto - Rua das Flores conta ainda com uma sala de reuniões e com um pátio interior.

A localização da Pestana Pousada Porto é uma das mais-valias do espaço, pois além de estar situada numa das ruas mais emblemáticas da cidade, está também em pleno coração do Porto, sendo um bom ponto de partida para descobrir a cidade a pé. Está a uma curta distância a pé das principais atrações como do Porto, como a Ribeira, a Estação de São Bento, a Avenida dos Aliados ou a Torre dos Clérigos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.