Há onze anos, os fundadores da plataforma Airbnb, Brian e Joe, colocaram três colchões insufláveis no seu apartamento, em São Francisco, para hospedar viajantes, circunstância que proporcionou o nascimento da plataforma Airbnb. Hoje a plataforma apresenta o Airbnb Luxe, com o objetivo de oferecer uma nova experiência de viagens de luxo aos hóspedes.

A Airbnb Luxe oferece acesso a propriedades únicas e conta também com um novo serviço: designers de viagens dedicados exclusivamente a organizar experiências e a oferecer serviços personalizados para os hóspedes que reservem através desta categoria. Através da Airbnb Luxe, os viajantes podem desfrutar de lugares que são praticamente um destino por si só, incluindo espaços premiados na Nova Zelândia e África do sul, castelos em França e vilas históricas na Toscana.

Os fãs de literatura podem encontrar inspiração numa vila jamaicana na praia onde Ian Fleming escreveu os seus famosos romances de espionagem, enquanto quem prefere desfrutar da privacidade e exclusividade pode reservar uma ilha inteira num atol particular na Polinésia Francesa, cujos espaços foram selecionados por Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil e do Lune Rouge.

 A Airbnb Luxe foi desenvolvida a partir da experiência em viagens que a plataforma Airbnb adquiriu com a aquisição da Luxury Retreats, em 2017. A partir de hoje, através da plataforma, podem ser reservados mais de 2.000 alojamentos em todo o mundo, avaliados com base em mais de 300 critérios relacionados com altos padrões de design e função. Entre outros, os materiais e acabamentos ou características, a capacidade para hospedar grupos, o design, os eletrodomésticos ou o total de casas de banho em relação ao número de quartos disponíveis.

Château d'Estoublon, Provença, França
Château d'Estoublon, Provença, França

Cada reserva feita através da Airbnb Luxe permite ter acesso a um designer de viagens especializado, que se assegura de que cada estadia se adapta às necessidades únicas do viajante em cada passo do processo. Uma vez reservada a propriedade, o designer de viagens pode contribuir para facilitar o check-in, coordenar experiências e atividades locais personalizadas e organizar uma ampla variedade de serviços: desde a contratação de um cuidador para as crianças até chefs particulares, terapeutas, massagistas e sessões de treino personalizado num ginásio privado.

"Os viajantes de luxo de hoje em dia anseiam por algo mais do que apenas alojamentos de alto nível; procuram experiências transformadoras que os façam sentir mais conectados com outras pessoas e com o destino que visitam", afirma Brian Chesky, cofundador da Airbnb, CEO e Chefe de Comunidade na plataforma. "A abordagem Airbnb Luxe é a mesma que temos aplicado desde o lançamento da plataforma Airbnb, há mais de 11 anos - criar viagens locais, autênticas e mágicas em alojamentos incríveis - em suma, reinventar a forma como as pessoas imaginam e experienciam as viagens de luxo”.

Luxo urbano

A Airbnb Luxe também vai incluir alojamentos nas cidades, uma nova área de interesse para a plataforma Airbnb. Além dos alojamentos já disponíveis em cidades como Londres (onde é possível ficar num oásis em Kensington ou numa penthouse em Sloane Square) e em Los Angeles (onde pode reservar uma propriedade de estilo francês,) a plataforma planeia acrescentar propriedades de luxo em, pelo menos, mais 12 cidades este ano, onde se inclui Milão, Paris e Austin.

Casa Koko, Punta Mita, México
Casa Koko, Punta Mita, México

Em 2018, o número de reservas de anúncios com preços de, pelo menos, 1.000 dólares (884,52€) por noite na plataforma Airbnb aumentou mais de 60%. O aumento do interesse em viagens de luxo na plataforma Airbnb coincide, também, com outra tendência mais ampla: os analistas consideram que o valor do mercado das viagens de luxo é superior a 200 mil milhões de dólares (176,903 milhões de euros) e que vai continuar a crescer nos próximos anos.

Aqui pode encontrar alguns exemplos de alojamentos disponíveis na categoria Airbnb Luxe.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.