Entre os alojamentos disponíveis na Airbnb, são muitos os que os anfitriões já qualificaram como adequados para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas,  e coincidindo com o Dia Internacional da Cadeira de Rodas, a plataforma apresenta 10 alojamentos que são um exemplo da acessibilidade exigida por estes viajantes. Esta seleção foi levada a cabo pelo tenista profissional em cadeira de rodas Cisco García, cuja história de superação já chegou a milhares de casas.

Mais de 70.000 hóspedes com mobilidade reduzida procuram alojamento na plataforma Airbnb todos os meses. Mas o que é que eles procuram? O que é que um alojamento deve ter para ser acessível e inclusivo? As características que não podem faltar num espaço, de acordo com o tenista, são um estacionamento para pessoas com deficiência, espaço sem escadas ou degraus de acesso e elevador para a deslocação de um andar para o outro, entradas e corredores amplos, uma boa iluminação em todo o alojamento e claro, uma casa de banho adaptada.

"Mesmo que por vezes possa ser desafiante e realmente difícil, não é incompatível viajar e estar numa cadeira de rodas. Como sempre digo, os limites estão na nossa cabeça e são muros que têm de ser derrubados. Mesmo assim, é evidente que há características que procuro sempre no alojamento: elevador, boa iluminação, espaços amplos, etc. Neste sentido, o facto de a Airbnb possuir filtros que nos facilitam a busca pelo alojamento mais adequado, realça o seu empenho e o seu objetivo de aproximar as viagens de todos", afirma Cisco García.

A Airbnb oferece a possibilidade de identificar casas e quartos como acessíveis, bem como de poder especificar se tem acesso para pessoas com deficiência e se o alojamento é adequado para hóspedes em cadeira de rodas. Quer sejam lofts virados para o Mediterrâneo, villas de estilo oriental ou casas de campo, estes alojamentos são ideais para uma estadia acessível e inclusiva.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.