O projecto é o Life Rupis e tem lugar nos parques do Douro, português e espanhol, nas áreas protegidas do Parque Natural do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e dos Arribes del Duero.

 Life Rupis
@LifeRupis créditos: Life Rupis

O objectivo é a conservação do britango e da águia-perdigueira. De forma complementar, o projecto incide ainda na salvaguarda do abutre-preto e do milhafre-real.
O britango é um abutre e a sua população caiu para metade nas últimas quatro décadas. A águia-perdigueira também corre o risco de extinção e em apenas uma década a sua população caiu 40% no Norte de Portugal.

LifeRupis
Britango ©LifeRupis créditos: ©LifeRupis

Na área de intervenção do projecto Life Rupis estão registados mais de uma centena de casais de britangos e 13 casais de águias-perdigueiro.

 Life Rupis
Acção de conservação do britango ©LifeRupis créditos: ©LifeRupis

O Life Rupis é coordenado pela SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e pretende melhorar a situação destas duas espécies através de acções que visam reduzir a sua mortalidade e incrementar a reprodução.

 Life Rupis
Sensibilização ambiental nas escolas ©Life Rupis créditos: ©Life Rupis

Por outro lado, pretende-se sensibilizar as comunidades locais para a necessidade de preservarem estas espécies, dar a conhecer o território e promover o turismo de forma sustentável. O fim último é melhorar a qualidade de vida das populações locais e conservar as espécies selvagens.

 Life Rupis
Arribas no Douro Internacional ©LifeRupis créditos: ©LifeRupis

Frequentemente, são desenvolvidas iniciativas pelas nove entidade envolvidas no projecto e a sugestão é visitar o Parque do Douro Internacional e descobrir também o modo de vida destas espécies. Há iniciativas para observação de aves e visitas a acções de conservação do britango ou da águia.

 Life Rupis
Visita a um pombal créditos: Life Rupis

Aos visitantes é fornecida informação que ajuda a descobrir e até acompanhar algumas destas iniciativas. Há ainda eventos especiais, como o ObservArribas - Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro, que se realizou pela primeira vez este ano numa coorganização da Câmara Municipal de Miranda do Douro e do projeto Life Rupis. Aqui encontra a lista de parceiros e contactos.

Ver e conservar o britango e a águia-perdigueira no Douro faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Ver e conservar o britango e a águia-perdigueira no Douro, pode ouvir aqui.