"Poucos locais sintetizam de forma mais exemplar a identidade montanhosa e cultural de Trás-os-Montes e a influência do leito do rio Douro como o concelho de Sabrosa", pode ler-se no artigo publicado na edição espanhola da revista Condé Nast Traveler.

O artigo, dedicado a Sabrosa, destaca o leque de possibilidades que vão desde os "ambientes mais rústicos situados em terrenos acidentados", até às "belas vilas encantadoras", passando pelos "​​vestígios pré-históricos". Isto tudo, claro, com o rio Douro como pano de fundo.

A paisagem natural é salpicada por casas rústicas de destaque, das quais a publicação destaca a Quinta do Castro ou a Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, que hoje servem de alojamento aos viajantes.

A publicação destaca ainda a capela de Nossa Senhora da Azinheira, o baloiço do Reino Maravilhoso, "com um extenso horizonte à frente" e o miradouro do Reino Maravilhoso que "nos brinda com outro excelente ponto de contemplação". Ainda na categoria de miradouros, o artigo destaca o miradouro do Senhor dos Aflitos, "um ponto de passagem obrigatória", assim como o miradouro de São Leonardo de Galafura, que embora esteja para lá dos limites de Sabrosa, vale a pena visitar pela sua proximidade ao concelho.

A história da região não foi esquecida e o artigo destaca que o concelho de Sabrosa preserva "uma importante amostra das ocupações ocorridas nesta área desde o Neolítico". Uma das mais importantes é Mamoa de Madorras, um monumento megalítico com quase 6.000 anos. Destaque ainda para o Castelo da Sancha, outro nome do Castro de Sabrosa, situado no topo de uma colina, que observa o passar do tempo desde a Idade do Ferro. Também referida no artigo está a necrópole romana e medieval da Quinta da Relva, com vários núcleos de túmulos de diversas tipologias. Seguindo a pegada dos antepassados, é possível visitar a Casa da Pereira, que é reconhecida como o berço de Fernão de Magalhães, o primeiro a circunavegar a Terra.

Para finalizar, a publicação recomenda uma passagem por Provesende, "uma vila cheia de encanto que vale a pena visitar para mergulhar no ambiente rural da área".