Inaugurada ontem e disponível até amanhã, dia 18, esta pop up store, situada na Rua da Prata, dá a possibilidade de quem a visita de ganhar uma viagem à região através de sorteio.

Para além dos sorteios, existirão degustações e vídeos do destino em formato 360º. Na pop up store, também estarão presentes dinamizadores de diferentes áreas culturais.  Para saber mais sobre a oferta turística da região, estará disponível uma série de totems informativos com ecrãs tácteis.

A Andaluzia é um destino rico em património, ao ter sido uma área de passagem e fixação de diversas civilizações que deixaram marcas ao longo da história. Graças a esta singularidade, a Andaluzia tem um dos maiores legados culturais, a nível mundial, sejam restos arqueológicos, monumentos e muitos outros recursos tangíveis como também expressões e estilos de vida.

Agora, o Turismo da Andaluzia procura promover, entre hoje e amanhã, essa oferta cultural através de um conjunto de ações de promoção em Lisboa, que incluem, a pop up store e a oferta de viagens à região.

Quer conhecer a Andaluzia? Região está a sortear viagens em Lisboa
Catedral créditos: © Lolo Vasco/ Tramagestión/ Turismo Andaluz

Às 19 horas desta sexta-feira, o Consejero de Turismo y Deportes, Francisco Javier Fernández irá realizar uma apresentação da Andaluzia na residência da Embaixada de Espanha em Portugal, que incidirá na importante oferta cultural, monumental e patrimonial do destino. Esta sessão é desenvolvida em colaboração com a Diputación de Sevilla, que precederá à atuação do pianista e compositor flamenco, David Peña Dorantes.

Esta campanha está sobretudo orientada para mercados emissores europeus e tem como elemento central o videoclip “Orobroy”, no qual, o artista interpreta o seu célebre tema em diferentes cenários e recursos emblemáticos da província sevilhana, tais como o anfiteatro do conjunto arqueológico de Itálica, o Cerro del Hierro, os marismas do Guadalquivir ou a Praça de Espanha de Sevilla, entre outros.

O ato de Lisboa reunirá aproximadamente uma centena de pessoas entre meios de comunicação, operadores turísticos, empresas hoteleiras, personalidades do âmbito cultural e representantes institucionais lusos.

O evento contará também com uma degustação da gastronomia regional confecionada pelo Chef Enrique Sánchez e várias projeções audiovisuais sobre a oferta da Andaluzia.

Uma experiência única

A promoção no mercado português pretende enaltecer as cidades e povoações, parques naturais, tradições, museus e em geral todos os bens que esta região integra e que constituem o seu património cultural, natural, gastronómico e etnográfico contruindo a base de uma experiência turística única.

A cultura andaluza atraiu à região mais de 8,3 milhões de visitantes, sendo que uma em cada três pessoas veio motivada por esta oferta (quase 30% do total de visitantes). Este segmento cultural foi o que mais cresceu, tanto em número de visitantes como em percentagem, com uma vantagem em 2016 do 12.1% superior à do total de turistas (+ 8.3%).

Em 2016, a origem dos turistas culturais foi 56.1% do território nacional e 43.9% do estrangeiro. Esta tipologia destaca-se por uma série de qualidades que reforçam o seu caráter estratégico para a comunidade e também pelo facto de contrariarem a sazonalidade e o elevado gasto médio que aumentou 2,5 euros no ano passado até atingir os 75 euros, valor muito superior à média geral, 64.50 euros.

Relativamente ao mercado português, a Andaluzia é o destino espanhol que recebe o maior número de turistas lusos, representa quase 19% do total nas dormidas deste mercado em Espanha. Em concreto, a região contabilizou mais de 245.000 turistas hospedados e 691.000 estadias em estabelecimentos hoteleiros durante o ano de 2016, o que revela um aumento por semestre de 22% e de 19%, respetivamente.