Estamos no Algarve mas, quando descemos os degraus íngremes e passamos pelo túnel esculpido dentro da falésia que dá acesso à Praia do Carvalho, é quase como se chegássemos a outro destino.

Por instantes, contemplamos o pequeno areal que se divide entre duas grandes arribas, águas calmas que se desdobram em ondas pequenas e uma grande rocha que se ergue quase a meio da praia, no mar, e compõe, assim, um dos cenários mais belos do Algarve.

E o melhor de tudo: esta ainda é uma praia reservada que não atrai grandes multidões. É certo que no pico do verão não está vazia, no entanto, há sempre um espaço confortável entre os que se encontram na praia, exceto alguns dias de muito movimento.

A Praia do Carvalho fica no município de Lagoa, próxima de outras joias do Algarve: a praia de Benagil, com a sua gruta que já foi eleita uma das mais belas do mundo, e a Praia da Marinha, também mundialmente conhecida e elogiada.

Esta parte recortada da costa algarvia é uma das mais bonitas e surpreendentes. É possível percorrer por terra, em cima das falésias, através do percurso dos Sete Vales Suspensos, e por mar, embarcando num passeio de barco onde tem a oportunidade visitar muitas grutas escondidas e praias desertas.

O acesso mais complicado - de ambos os lados é preciso descer escadas rústicas entre as falésias -, a falta de apoios de praia e vigilância são, talvez, as razões que fazem com que a Praia do Carvalho permaneça ainda quase secreta. Mas vale muito a pena fugir da rotina habitual e das praias mais conhecidas para descobrir esta praia única no mundo.

Os mais corajosos podem aventurar-se pelas escadinhas esculpidas numa das falésias e saltarem, de cerca de seis metros de altura, para o mar. Uma experiência, com certeza, inesquecível, tal como ver o dia a dar lugar à noite neste "ninho" de areia e mar algarvio.

Praia do Carvalho
Pôr-do-sol na Praia do Carvalho créditos: Alice Barcellos