São passeios em família fáceis de conciliar com uma visita a Fátima. Nesta lista, os mais perto ficam a uma distância de apenas 10 minutos e o mais longe a 30 minutos de carro.

GRUTAS DA MOEDA - a 10 minutos de Fátima

Foram encontradas moedas antigas num dos algares que dá entrada para as grutas, daí o nome deste lugar que foi descoberto em 1971 por dois caçadores. A abertura ao público aconteceu três anos mais tarde, em 1974.

Actualmente, o percurso aberto a visitas tem 350 metros de comprimento, tudo de formação natural e a iluminação é apenas realizada por cerca de 2.000 lâmpadas. A temperatura constante ronda os 18 graus e o nível de humidade é sempre muito elevado.

O local mais distante do solo atinge os 50 metros de profundidade, mas apesar destas características, saibam que todos são bem-vindos (cegos, surdos, seniores, crianças, bebés ou pessoas com mobilidade reduzida).

Recomendo que antes de entrarem nas grutas visitem também o Centro de Interpretação Científico e Ambiental das Grutas da Moeda. Lá pode ver-se: o mapa geológico de Portugal, como se forma uma gruta, a interacção com a biodiversidade da região ou até a dificuldade em definir milhões de anos.

Existe ainda uma exposição de minerais e fósseis de Portugal e de muitos outros países do mundo, alguns mapas e até dá para espreitar ao microscópio. Mas os olhos dos miúdos ficaram mesmo impressionados foi com a pepita de ouro e de diamante.

Morada: Largo das Grutas da Moeda São Mamede, Portugal

Telefone: 244 703 838

MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DA SERRA DE AIRE - a 10 minutos de Fátima

É o maior trilho de pegadas de dinossáurios do mundo e está em Portugal. Foi aberto ao public em 1997 e fica num dos extremos das Serras de Aire e Candeeiros.

Portugal tem o maior trilho de pegadas de dinossauros do mundo
Portugal tem o maior trilho de pegadas de dinossauros do mundo
Ver artigo

Está classificado como um parque natural e tem grandes pegadas de dinossáurios, que podemos ver e tocar!

A visita está dividida em duas partes. Primeiro, a exibição de um filme (15 minutos), com imagens de quando se fez a descoberta das pegadas dos dinossáurios durante trabalhos de uma pedreira. E ainda outras informações gerais sobre estes animais, o seu repentino e misterioso desaparecimento do planeta Terra. Depois, há o passeio pelo terreno para fazer, onde se podem ver as diferentes camadas de solo que foram sendo acumuladas ao longo do tempo.

No trilho agora a descoberto, existem mais de mil pegadas de dinossáurios. É assim considerado o maior e mais antigo (com cerca de 175 milhões de anos) que se conhece no mundo.

São visíveis marcas nítidas de pés e mãos de dinossauros, que teriam cerca de 30 metros de comprimento e 20 toneladas de peso e terão ficado agarradas ao solo porque na época se tratava de uma zona pantanosa.

Morada: Estrada de Fátima, Bairro Ourém, Portugal

Telefone: 249 530 160

GRUTAS DE MIRA DE AIRE - a 20 minutos de Fátima

São as maiores grutas de Portugal e as suas galerias conseguem deslumbrar adultos e crianças.

Grutas de Mira de Aire, as maiores de Portugal
Grutas de Mira de Aire, as maiores de Portugal
Ver artigo

Por estarem numa zona de serra calcária, onde não há rios à superfície, sofrem da influência de características muito raras. São as águas da chuva que quando entranham no solo, entram em contacto com o calcário que vão encontrando e desenham as várias formações da gruta.

Já foram descobertos cerca de 11 km, mas apenas 600 metros são visitáveis, repartidos por várias salas, lagos e cores.

O guia que desceu connosco, aproveitando as formações naturais da gruta, tentou puxar pela imaginação de todos. Foi assim que vimos a sala vermelha, a cara de uma senhora encostada à Península Ibérica ou o esparguete pendurado, por exemplo…

Existem cerca de 3.000 lâmpadas para iluminar o caminho (683 degraus) num desnível de até 110 metros desde a entrada. A temperatura anda sempre à volta dos 17 graus lá dentro.

Mas as Grutas de Mira de Aire têm mais para ver e fazer: moinho de vento, animais, parque aquático, restaurante e alojamento.

Morada: Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470 Mira de Aire, Portugal

Telefone: 244 440 322

MOSTEIRO DA BATALHA - a 30 minutos de Fátima

Esta belíssima obra de arquitectura foi mandada construir em 1386 por D. João I, cumprindo assim a promessa pela vitória das tropas portuguesas, perante os castelhanos, na Batalha de Aljubarrota.

Visitar a Batalha com crianças: o Mosteiro e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Visitar a Batalha com crianças: o Mosteiro e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Ver artigo

Demorou quase 200 anos a ser construído e consta que a técnica do vitral terá sido introduzida em Portugal pela primeira vez neste Mosteiro da Batalha.

Faz parte do Património Mundial da UNESCO desde 1983. E recentemente foi-lhe atribuído o estatuto de Panteão Nacional.

A visita tem entrada pela majestosa igreja e termina nas Capelas Imperfeitas. Pelo meio, existem largos corredores, grandes salas e jardim onde os miúdos podem correr à vontade e dar largas à imaginação.

Morada: Largo Infante D. Henrique Batalha, Portugal

Telefone: 244 765 497

Por Joana Batista, do Viajar em Família