Para quem visita o Douro, e alia à vontade de conhecer a região o desejo de experimentar a linha do Douro, o comboio histórico do Douro é uma opção obrigatória. Também nós temos esses dois amores, logo era uma questão de tempo até experimentarmos. Apresentamos aqui 10 razões para embarcar já este fim-de-semana.

1. A beleza dos socalcos talhados numa paisagem classificada como Património Mundial da UNESCO.

2. Um alojamento de qualidade, em unidades de turismo rústicas ou sofisticadas.

3. Uma gastronomia fabulosa, servida em restaurantes regionais ou gourmet.

4. Uma região vinícola onde as ofertas de enoturismo são imensas e de qualidade reconhecida internacionalmente.

5. Uma linha ferroviária centenária, que serpenteia nas margens do Douro, e que fascina tanto o público em geral, quanto os amantes de viagens de comboio.

6. A melhor época para visitar o Douro é a época das vindimas, a decorrer neste mês. Aproveite que o comboio histórico viaja aos sábados até dia 29 de Outubro.

7. Viaje em carruagens clássicas, em madeira, puxadas pela histórica locomotiva a vapor 0186, construída em 1925.

8. Independentemente da sua idade, deixe-se encantar pelos sons das rodas nos carris, o vento a bater-lhe na cara, o silvo da locomotiva, e o fumo negro (mas não muito) que marca a passagem do comboio.

9. Cante e dance com um grupo de música e cantares tradicionais da região, faça um brinde ao Douro com um Porto Ferreira, e prove os saborosos rebuçados da Régua.

10. Deixe-se maravilhar pelo Douro, fique pelo menos mais uns dias, e aproveite para explorar a multifacetada região do Pinhão.