Seja apenas para oferecer um pouco de diversão ou para por em prática alguma sátira política, o Carnaval em Portugal é marcado por marchas, onde desfilam caricaturas, cabeçudos e as tão famosas matrafonas (homens mascarados de mulher). A momondo apresenta as cinco maiores festas de Carnaval do país.

1. Funchal, Madeira
No Carnaval do Funchal participam miúdos e graúdos, locais e estrangeiros. Os eventos são organizados por hotéis, restaurantes e até cafés. Os famosos desfiles, organizados pelas autarquias locais, atraem milhares de turistas e contam com milhares de figurantes. O Grande Cortejo Alegórico é dos mais conhecidos do mundo, mas o Cortejo Trapalhão é o mais concorrido e popular – com a caricatura como protagonista, em que são mostradas milhares de imitações e figuras satíricas. São quatro dias de muita animação e diversão.

2. Loulé
Os carros alegóricos desfilam pelas ruas de Loulé juntamente em algumas escolas de samba e, em conjunto com o corso tradicional da terça-feira de Carnaval, a Câmara Municipal organiza várias atividades culturais e desportivas.

3. Ovar
No Carnaval a folia e a alegria invadem a cidade de Ovar durante 10 dias e não deixarão ninguém indiferente. Esperam-se milhares de pessoas para assistir aos diversos desfiles e corsos carnavalescos, bem como aos concertos levados a cabo no Espaço Folião. No fim, é ainda votado o melhor carro alegórico. Conhecida como a Aldeia do Carnaval – graças ao seu recinto de 10 mil metros quadrados onde ocorrem as principais atividades –, a cidade de Ovar é sem dúvida uma paragem obrigatória para quem deseja viver o Carnaval em Portugal ao máximo.

Carnaval de Ovar
créditos: Lusa

4. Alcobaça
Considerado como o Carnaval “mais brasileiro de Portugal”, o Carnaval de Alcobaça realiza-se numa tenda montada em frente ao Mosteiro e conta com 5 dias de festa onde poderá ver replicadas várias tradições brasileiras. Pensado para todas as idades, o programa deste Carnaval conta com baile para os mais velhos e DJ pela noite fora para os jovens, além dos tradicionais desfiles ao som do samba.

5. Torres Vedras
Há quem diga que as festividades do Carnaval de Torres Vedras remontam ao século XIX, misturando uma tradição milenar de sátira com uma tradição religiosa. Hoje em dia, é conhecido pelas Matrafonas: homens que saem à rua mascarados de mulheres para espalharem boa disposição. Se decidir visitar este Carnaval, poderá também contar com os habituais cabeçudos e ainda com as Marias Cachuchas, mulheres que se disfarçam de homens. Com o tema de “Brinquedos e Brincadeiras”, a diversão e a folia estarão garantias neste que é um dos maiores Carnavais do país.

Artigo feito com base no comunicado de imprensa enviado pela momondo