O Algarve central é desde há muito uma das escolhas de eleição de ingleses, irlandeses, alemães e holandeses. De destino de férias de verão passou a lar de muitos expatriados que procuram uma vida com sol e perto do mar.

Mais do que a hospitalidade dos portugueses, a qualidade da nossa comida e o custo de vida relativamente baixo, é o bom tempo, juntamente com algumas das melhores praias da Europa, que tornam o Algarve central um destino tão atraente. As praias mais próximas do Atlântico e do cabo de São Vicente e de Sagres têm águas mais frias (médias de 16 graus no inverno, 21 no verão), o mar é mais agitado e os areais mais pequenos. Do lado de Espanha, sítios como Tavira e Vila Real de Santo António têm longas extensões de areias brancas, a água é um pouco quente demais (média de 23 graus no verão, 21 no inverno) e quase não há ondas. Além disso, só é possível chegar a algumas delas de barco, já que não há caminhos pedestres ao longo dos canais da Ria Formosa.

Se nos guiarmos pelo ditado português que diz que “no meio é que está a virtude”, as melhores praias estão no Algarve central. É possível encontrar areais espetaculares, bem como pequenos enclaves que desaparecem na maré cheia. Nesta zona ainda se sente a influência do Atlântico, o que permite algumas boas ondas e zonas de desportos aquáticos a par de zonas mais adequadas a famílias e à prática do paddle ou da canoagem. Aqui fica, pois, a minha lista das melhores praias no Algarve central.

Praia da Falésia


Praia da Falésia
Praia da Falésia créditos: Nelson Carvalheiro

O nome desta praia vem das falésias cor de terracota que se erguem da água até aos pinhais da costa do Algarve central. Das escadas que saem do hotel Porto Bay Falésia (o hotel tem o mesmo nome da praia) até chegar à entrada da marina de Vilamoura, a praia tem 3 km de areia dourada. Do lado de terra podem ver-se as espetaculares falésias, em vários tons de laranjas, vermelhos e brancos, a que os elementos deram formas curiosas e encimadas pelos pinheiros típicos, que tornam os longos passeios pela praia um prazer ainda maior para os olhos. Há bares, nadadores-salvadores e toldos a quase cada 500 metros.

Praia da Galé


Praia da Galé
Praia da Galé créditos: Nelson Carvalheiro

Juntamente com a praia da Falésia e a Ilha de Faro, a praia da Galé é uma das três do Algarve central que permitem longas caminhadas. Vai desde a Galé, passando pela zona da lagoa dos Salgados, até terminar em Armação de Pêra. Tem muitas formações rochosas interessantes que se transformam em piscinas naturais na maré baixa, pelo que é muito popular entre as famílias com crianças.

Ilha de Faro


Ilha de Faro
Ilha de Faro créditos: Nelson Carvalheiro

Sem ter a aura nem o estatuto de praia de celebridades que têm as da Falésia, da Quinta do Lago, de Vale do Lobo ou de Vilamoura, a ilha de Faro é uma viagem à vida balnear portuguesa. Aqui, os restaurantes servem comida tradicional, uma cerveja não custa 5 euros e as casas são cabanas de pescadores reconvertidas mesmo à beira da água. A ilha é acessível por uma estrada que passa por uma ponte estreita – e, antes de haver a ponte, só se chegava lá de barco. As duas frentes da ilha – para a costa sul, o Atlântico e, para a costa norte, a ria Formosa - oferecem duas experiências totalmente distintas. Num dos lados está o oceano Atlântico e quilómetros e quilómetros de areias brancas. Do outro, estão as águas mais calmas e cheias de vida marinha e selvagem do Parque Natural da Ria Formosa.

Praia de Albandeira e praia da Estaquinha


Praia de Albandeira e praia da Estaquinha
Praia de Albandeira e praia da Estaquinha créditos: Nelson Carvelheiro

A praia de Albandeira e a praia da Estaquinha são um segredo bem guardado da costa do Algarve Central. As falésias frágeis foram moldadas ao longo de séculos de abrasão pelos elementos, criando o rendilhado que dá tanta beleza à pequena baía. A imagem de postal com o arco cavado por entre a rocha pelas águas do mar é tirada a partir destas praias.

Praia do Ancão


Praia do Anção
Praia do Anção créditos: Nelson Carvalheiro

É o mais próximo que se consegue ter de uma praia deserta no Algarve central. A praia do Ancão é um longo areal dourado, com bandeira azul. Estende-se da Ilha de Faro a Vilamoura e é muito popular entre as famílias, devido às águas calmas, à vigilância e à zona de dunas protegidas.

Praia da Marinha


Praia da Marinha
Praia da Marinha créditos: Nelson Carvalheiro

Distinguida pelo Guia Michelin como uma das 10 melhores praias da Europa, é uma linha branca de puro deleite, no sopé das formações rochosas. O mar de águas transparentes recompensa-nos dos perigos da descida. É a melhor praia da zona para fazer snorkeling, e daqui saem os barcos que fazem visitas às grutas.

Praia da Ponta Pequena e praia da Andorinha


Praia da Ponta Pequena e praia da Andorinha
Praia da Ponta Pequena e praia da Andorinha créditos: Nelson Carvalheiro

A praia da Ponta Pequena é pequena e fica quase totalmente submersa durante a maré alta. A uns 130 metros ao largo, vêem-se as grandes formações rochosas que saem do mar. Há um arco natural que dá acesso à praia da Andorinha, ali ao lado. Nesta segunda praia, na falésia a leste, corre uma pequena linha de água que faz daquela encosta uma cascata modesta mas interessante.


Nota: O artigo “As melhores praias do Algarve central” faz parte da minha colaboração permanente com os Porto Bay Hotels, como colaborador regular do blog In Porto Bay. Pode ler o artigo original aqui.

O Porto Bay Falésia fica mesmo ao lado da praia da Falésia e é um dos locais recomendados para desfrutar das melhores praias do Algarve central (Quinta do Milharó - Olhos de Água, 8200-591 Albufeira, Portugal).