Quando planeámos a nossa viagem ao arquipélago da Madeira, decidimos que não podíamos deixar passar a oportunidade de visitar, não só a ilha da Madeira, mas também a ilha de Porto Santo. Esta última, tão próxima da ilha principal, é radicalmente diferente. Tem uma beleza mais austera, mais seca, sem a vegetação luxuriante da Madeira, mas ao mesmo tempo tem praias naturais de areia (ao contrário da Madeira), tem um conjunto de ilhéus muito interessantes, e tem alguns percursos pedestres que permitem facilmente explorar a costa e o interior da ilha. Além disto, o seu tamanho faz com que tudo esteja muito perto, a vida decorra com um ritmo muito próprio, e se tenha realmente a noção de se estar numa ilha. Ou seja, Porto Santo é inteiramente complementar à ilha da Madeira e, por isso, constitui uma visita obrigatória para quem vem ao arquipélago.

Viajar à boleia da comida: Lapas à moda da Madeira
Viajar à boleia da comida: Lapas à moda da Madeira
Ver artigo

Muitos visitam a ilha apenas durante um dia, aproveitando os voos do Funchal, ou o ferry que diariamente liga as duas ilhas, mas nós recomendamos ficar durante pelo menos alguns dias, para explorar melhor a ilha, e apreciar alguns dos seus aspectos únicos. Existem actualmente várias opções de alojamento na ilha, condizendo com diferentes orçamentos e gostos. O nosso principal objectivo era, em três dias, explorar a ilha e, ao mesmo tempo, desfrutar de um alojamento com uma variedade de serviços e actividades que nos permitissem relaxar, desfrutar da praia, e conhecer também algumas das características terapêuticas das águas e areias de Porto Santo. Para tudo isto, o Vila Baleira Resort é, sem dúvida, a escolha acertada.

Localizado junto à praia, a 5 minutos do centro da cidade, o Vila Baleira Resort foi originalmente pensado por médicos alemães que idealizaram esse espaço no sentido de receber visitantes interessados nas qualidades medicinais das areias da ilha. E ainda hoje essa ideia original permeia a filosofia de todo o complexo, composto por 3 áreas, o edifício principal, o Baleira Talasso & Spa e a zona de lazer exterior.

No edifício principal, encontra-se a recepção, as diferentes categorias de quartos, o bar “Navegador”, o restaurante “Atlântico”, a piscina interior, lojas, o anfiteatro e salas de conferências. Acabámos por ficar alojados num quarto que parecia um apartamento, com 1 quarto enorme, um quarto menor com duas camas single, WC, uma varanda panorâmica e outra menor, ambas com vista para o mar. Os apartamentos propriamente ditos, excelente opção para famílias, ficam situados em frente ao edifício principal do resort.

As cinco praias mais badaladas para aproveitar o verão em Portugal
As cinco praias mais badaladas para aproveitar o verão em Portugal
Ver artigo

O Baleira Talasso & Spa apresenta a maior área de talassoterapia do país. É uma estrutura independente dentro do Hotel, mas integrada no Complexo Vila Baleira resort, podendo receber visitantes externos, e onde existe um sem número de actividades dedicada ao bem-estar, incluindo tratamentos de Talassoterapia, Arenoterapia e Psamoterapia, onde se aproveitam as qualidades minerais e terapêuticas das águas e areias de Porto Santo, usadas com sucesso no tratamento de doenças do foro reumático, isiátrico e ortópedico.

Na zona de lazer exterior (ligada ao edifício principal através de um corredor situado por baixo da estrada principal) existe uma piscina maior e a piscina de crianças, ambas com serviço permanente de salva vidas, um centro de mergulho, um parque infantil e uma série de dezenas de actividades dedicadas aos mais jovens (existe também um Clube Infantil, e uma sala de jogos no edifício principal, e até um serviço de babysitter), mas também actividades para adolescentes/adultos, incluindo diversão nocturna. Junto às piscinas, o Beach Club serve refeições ligeiras, saladas, snacks e gelados. Na zona exterior também se encontra o Dunas – Restaurante Madeirense, que à noite serve jantar na forma de buffet (disponível por marcação antecipada devido ao espaço limitado). Um passadiço ecológico dá acesso directo à magnífica praia do Porto Santo, podendo contar com a zona exclusiva do resort, sendo que todos os quartos do complexo ficam a poucos minutos da praia.

Ao longo dos três dias na ilha, principalmente durante o dia, acabámos por não ter muito tempo para desfrutar de tudo isto. No entanto, face à qualidade das variadas experiências disponíveis e dos serviços prestados pelo Vila Baleira Resort, acabámos por dedicar algum do nosso tempo também ao relaxamento. Num dos dias, depois de regressarmos de explorar a ilha, experimentámos a balneoterapia e fizemos o “Circuito Saunas e Piscinas Vitapool”, que inclui sauna seca, hamman, banho turco, corredor de marcha, piscina de relaxamento e piscina animada com jactos. Que maravilha! A seguir, fizemos um pouco de praia, aproveitando para saborear uma bola-de-berlim nas espreguiçadeiras. No dia seguinte, fizemos um passeio de barco, organizado pelo resort com uma agência local, que nos levou ao longo da costa da ilha e junto dos seus ilhéus.

As mais belas fotografias das Maldivas (e que o vão fazer querer viajar já)
As mais belas fotografias das Maldivas (e que o vão fazer querer viajar já)
Ver artigo

Para aqueles que pretendem descanso, conforto, despreocupação, sol e praia, o Vila Baleira Resort tem tudo o que possam desejar, principalmente para aqueles que estão em férias de família. Mas também para aqueles que querem ser mais activos e explorar a ilha, nada melhor do que regressar de uma caminhada ou de um passeio de barco e desfrutar de tudo aquilo que o resort oferece. Pode marcar a sua estadia aqui. Venha conhecer Porto Santo, e verá que sairá de lá a pensar quando é que poderá regressar.