Com o seu estilo de vida relaxado, há muito para ver e fazer em Valência. Desde do rico e monumental passado histórico, aos vários museus, à arquitetura urbana avant-garde até às magníficas praias, há de tudo para toda a gente! Já para não falar da deliciosa gastronomia mediterrânica, dominada pelos pratos de arroz entre os quais se destaca a famosa paella!

Paella valenciana
créditos: Hlphoto | Dreamstime.com

O passado
Valênncia foi fundada em 138 a.C., por isso não é difícil imaginar que esta é uma cidade cheia de história. Um dos locais mais interessantes é o Barrio del Carmen, um antigo bairro nascido entre as muralhas islâmicas e cristãs da cidade. Um passeio através das suas labirínticas ruas empedradas vai conduzi-lo até magníficos edifícios e passagens medievais bem como a incríveis mansões.

Valência
créditos: Hlphoto | Dreamstime.com

A Plaza de la Virgen e o quarteirão da catedral são o coração de Valência e têm 21 séculos de história para oferecer. A Plaza del Mercado acolhe um dos maiores mercados da Europa, bem perto a Lonja de la Seda é um exemplo icónico de arquitetura gótica no velho continente. Finalmente, na Plaza del Ayuntamiento vai encontrar alguns dos edifícios mais marcantes da cidade, como o antigo posto dos correios e a praça de Touros.

O futuro
A Cidade das Artes e das Ciências é um conjunto de edifícios futuristas desenhados pelo arquiteto valenciano Santiago Calatrava. O complexo alberga o maior aquário da Europa, uma ópera, um cinema IMAX e um museu de ciência. Ainda que não esteja interessado em visitar nenhuma destas atrações, esta zona da cidade merece uma visita. Os edifícios são magníficos e a área envolvente é um dos locais mais agradáveis para relaxar e vivenciar o estilo de vida valenciano.

Cidade das Artes e das Ciências
créditos: Leosmastnik | Dreamstime.com

O IVAM (Instituto Valenciano de Arte Moderna) é uma nova estrutura construída para receber exposições de arte, focadas no processo evolutivo da Arte e que irá, certamente, deliciar os amantes das artes. Por outro lado, o MUVIM (Museu Valenciano da Ilustração e da Modernidade) conduz o visitante numa viagem no tempo, desde a Idade Média até aos dias de hoje, concentrada na ciência e na arquitetura de vanguarda.