A Guerra das Estrelas é, provavelmente, a saga mais conhecida da história do cinema, e com mais seguidores espalhados um pouco por todo o mundo. Desde que, em 1976, George Lucas inventou o universo em que se iriam desenrolar as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo e a princesa Leia, com as palavras “A long time ago, in a galaxy far, far, away...”, todo um imaginário fantástico foi sendo criado pelo cineasta e sua equipa, e seguido fielmente por milhões de fãs. A substância das personagens, humanas ou extraterrestres, e a atracção de um enredo baseado na omnipresente guerra entre o Bem e o Mal, assentados na grandeza de cenários fantásticos, ilustrando mundos distantes e enigmáticos, justificaram o sucesso mundial desta saga.

Star Wars
créditos: Viajar entre Viagens

No entanto, o universo da Guerra das Estrelas, na realidade, não se encontra numa galáxia distante, mas sim aqui mesmo, na Terra. E onde encontrou George Lucas os cenários para trazer à vida o planeta Tatooine? Na Tunísia, em particular na região de Tataouine (notam alguma semelhança?). Este pequeno país, entalado entre a Argélia e a Líbia, prendeu a atenção de George Lucas nos anos 70 e acabou por ser palco de filmagens de 5 dos 6 filmes originais da série. 22 anos depois da 1ª trilogia (1977 – 1983, Episódios IV-VI), George Lucas completou a história original com uma 2ª trilogia (1999 – 2005, Episódios I-III), prequelas dos primeiros três filmes, voltando à Tunísia para as filmagens.

Star Wars
créditos: Viajar entre Viagens

Hoje, ainda é possível visitar muitos dos locais de filmagens da Guerra das Estrelas, uns, artificiais, construídos aquando das filmagens, outros, edifícios e locais reais que inspiraram a imaginação de George Lucas. Na nossa viagem pela Tunísia, não pudemos deixar de visitar alguns destes locais, atraídos pela arquitectura e cultura, mas também curiosos pelo fenómeno da Guerra das Estrelas, e da importância que os filmes tiveram na afirmação da Tunísia no turismo internacional. Quer seja fã da saga, ou não, maravilhe-se com estes cenários e, quem sabe, inspire-se para uma visita à Tunísia. “May the Force be with you!

Star Wars
créditos: Viajar entre Viagens