Com nove camadas e uma história ininterrupta de 3.000 anos, a Antiga Cidade de Tróia, inscrita na Lista do Património Cultural Mundial da UNESCO desde 1998 como uma das cidades antigas mais importantes do mundo, chama a atenção por ser uma região única, que testemunhou a jornada da cidade ao longo da história.

Esta antiga cidade também é o ponto de partida da Rota de Eneias, a primeira e única rota cultural registada pelo Conselho da Europa que parte da Turquia.

Começando nos sítios arqueológicos de Tróia e Antandro (Turquia) e terminando em Roma (Itália), o Itinerário Cultural de Eneias reúne diversas paisagens rurais, áreas naturais e sítios arqueológicos, alguns dos quais são amplamente conhecidos e encontram-se inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO.

A Rota de Eneias promete uma longa e apaixonante aventura cultural para os viajantes modernos.

Inspirada no herói de Tróia, Eneias

A lenda deste jovem inspira esta Rota Cultural de Eneias, conforme narrada pelo poeta latino Virgílio. A Eneida de Virgílio conta a história de Eneias, o nobre filho de um príncipe troiano e Afrodita, a deusa do amor.

Segundo a lenda, Eneias fugiu da devastada cidade de Tróia com o pai e o filho e embarcou numa longa jornada por civilizações, culturas e paisagens para fundar uma "nova Tróia".

Eneias viajou até à antiga cidade de Edremit Antandros, onde construiu navios com madeira do Monte Ida (Montanhas de Kaz Dağları). O aventureiro partiu nas embarcações com os outros sobreviventes e navegou para criar uma nova cidade.

A jornada do herói começou nas costas da Trácia, passou pela Grécia, Albânia e Tunísia, e terminou na Itália, onde estabeleceu as bases da civilização romana em terras italianas, marcando assim uma das mudanças mais significativas da história.

O lendário "pai" da civilização romana e fonte inesgotável de inspiração para a criação artística e cultural da Europa ao longo dos séculos, o herói troiano Eneias continua a ser um símbolo da identidade europeia.

Rota: Da Turquia a Itália seguindo as pegadas do herói troiano Eneias
Estátua de Eneias no Museu de Tróia. créditos: DR

Cinco países e 21 paradas

O programa de Rotas Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 para demonstrar, por meio de uma viagem através do espaço e do tempo, como o património dos diferentes países da Europa contribui para uma herança cultural compartilhada.

A Rota Cultural de Eneias, ao longo da qual o herói mitológico também empreendeu uma desafiadora jornada, é atualmente uma das mais de 50 rotas que compõem este programa.

Atualmente, a rota passa por 21 portos em 5 países europeus.

A rota, que começa nas costas turcas do noroeste do Mar Egeu e se estende até à costa italiana de Lácio, inclui seis locais declarados Património Mundial da UNESCO: Tróia, Butrint, Delos, o vulcão Etna, Cartago e Cilento - Vallo di Diano. Também conta com três parques nacionais: Montes de Ida, Parque Nacional de Butrint e Parque Nacional de Cilento - Vallo di Diano.

Da Turquia a Itália para descobrir o passado

A Rota de Eneias parte da Turquia e atravessa as províncias de Chanacale, Balikesir e Edirne, conectando-se posteriormente com Albânia, Grécia, Tunísia e Itália.

A rota começa na antiga cidade de Tróia, onde se diz que ocorreu a Guerra de Tróia.

A segunda paragem é a antiga cidade de Antandro, perto de Balikesir, onde Eneias construiu navios. A antiga cidade de Ainos, onde Eneias desembarcou e começou a construir a nova Tróia, também está na rota, e a sua cidade atual fica em Edirne, ponto de encontro do rio Meriç e do golfo de Saros.