Foi através do “I’m a Local” que descobrimos três locais especiais na cidade de Vigo, em Espanha. Aqui, não se fica só a ver, aprende-se, mexe-se na terra e provam-se os produtos.

A plataforma “I’m a local” (Eu sou um local) tem dezenas de propostas de atividades diferentes, onde pode conhecer a realidade atrás das portas de pequenos negócios e produtores. Em cada local há uma história diferentes e gente que nos mostrará o seu dia-a-dia. É também, em alguns exemplos, uma forma de incentivar o consumo dos produtos locais.

Provar


Em Vigo, fomos conhecer a Quesaría Marqués de Valladares (fica no número 21, da rua Marqués de Valaldares). E porque fomos a a este espaço? Além de ser uma queijaria muito interessante, com queijos que não se encontram facilmente nos supermercados e nas grandes superfícies, pode fazer aqui provas comentadas e harmonizadas com vinhos. Vai ficar a saber muito sobre os queijos e, depois de os provar, perceber as diferenças que existem.

Queijaria de Vigo
Quesaría Marqués de Valladares créditos: Viaje Comigo

Plantar


Ao lado do centro da cidade de Vigo há uma pequena horta que acolhe os visitantes com o intuito de ensinar e promover o conceito do cultivo biológico. No Saliendo del Tiesto, duas agricultoras dão aulas de horticultura biológica e dão a provar os produtos que nascem aqui. Quem quiser pode ir aprender mais, meter as mãos na terra, plantar e colher, saber como cuidar, etc. E ainda pode levar consigo o fruto do seu trabalho.

Saliendo del Tiesto
Saliendo del Tiesto créditos: Viaje Comigo

Criar


Para quem sempre quis aprender algo na área têxtil... em Vigo, pode saber como se desenrola o processo criativo e físico de peças de vestuário artesanais. O projeto La Canalla é de dois irmãos que têm como filosofia o aproveitamento de tecidos e trabalhar de forma sustentável. No ateliê de Fran e Patrícia – responsáveis por trabalhos na área do espetáculo, como figurinos - pode perceber como fazer alterações em peças (reutilizar) ou fazer uma a partir do zero.

La Canalla
La Canalla créditos: Viaje Comigo

Como inscrever-se


Como procurar estas (e outras) atividades no site do “I’m a local”? Coloque (na caixa de pesquisa) o nome da cidade que vai conhecer e fique a saber quais as experiências que lá estão disponíveis.

Boas viagens!