Sofia Alves e Ivo Tavares. Ela, de 29 anos, trabalhava na área de Marketing até final de maio, altura em que demitiu para cumprir um sonho de criança, conhecer o mundo a bordo de algo que o mundo precisa e continua a precisar (e muito) amor. Ao lado do seu namorado, Ivo Tavares (37 anos), este casal português vai dar a volta ao mundo para fotografar casamentos e mostrar que, apesar de celebrado de forma diferente, o amor é igual para todos.

Sofia, nascida em Toronto mas a residir em Viana do Castelo, e Ivo, do Porto, não vão sozinhos, a cadela Duna vai fazer companhia a este casal que, durante um ano, vai percorrer mais de 100 mil quilómetros. A 09 de julho começa a maior aventura da vida para eles. A cidade natal de Sofia será a primeira paragem, já com um objetivo definido, comprar uma carrinha para esta família de três.

Cadela Duna
créditos: World you need is love

All you need is love é o nome do projeto

“Mal nos conhecemos descobrimos que partilhávamos o sonho de viajar um ano à volta do mundo, e ambos também queríamos que fosse algo que nos permitisse vivenciar mais do que umas longas férias. O Ivo não queria parar de fotografar e eu não me dou parada. Então pensamos muito o que deveria ser este nosso projeto, e um dia fez-se luz, fotografar casamentos pelo mundo”, disse Sofia em conversa com o Volto JÁ, ela que cresceu a ver a celebração do amor de outras pessoas, uma vez que a sua família (ainda) tem um restaurante onde se fazem casamentos e que também se dedica a nível profissional.

No site, irão poder acompanhar (quase) ao minuto toda esta aventura, com textos e registos fotográficos.

“Os sonhos é que nos tem a nós, não somos nós que os temos”

Comece a sonhar! Eis os hotéis de praia mais deslumbrantes do planeta
Comece a sonhar! Eis os hotéis de praia mais deslumbrantes do planeta
Ver artigo
Foi o que a Sofia nos disse e isso deixou-nos curiosos e quisemos saber como é que se decide quando é que temos de largar tudo de uma vez e parar de adiar os nossos sonhos. Segue-se a resposta na primeira pessoa.

“É para o ano, em outubro…” E adiávamos. "Não, em janeiro", e adiávamos outra vez. Até que dissemos que depois de 2017 não podia passar ou então mais valia desistir para não estarmos sempre com isto na cabeça. Mas dos sonhos não se deve desistir. Uma vez vimos um vídeo que dizia que os sonhos é que nos tem a nós, não somos nós que os temos. E então em janeiro ganhei coragem e falei na minha empresa que ia embora e que tinha flexibilidade para ficar até eles arranjarem alguém. Pediram-me para ficar até maio. Esse dia, o dia em que despedi foi quando vimos que agora é que era. E a partir daí as coisas começaram a desenrolar-se com muita mais celeridade. Nesse dia, o Ivo ainda me disse: "não, não digas já hoje". Mas tinha que ser. "O sonho comanda a vida" já dizia o Fernando Pessoa”.

"É algo em que acreditamos: no amor"

Infelizmente, algo que devia ser tão bonito e mágico como viajar está cada vez mais difícil devido aos atentados terroristas nas principais cidades, parecendo que o medo e o ódio é que se estão a espalhar, querendo afastar e aterrorizar o mundo. Sofia e Ivo vão provar-nos que ainda há muito amor pelo mundo.

“Acreditamos no amor e também em diferentes formas de amar, por isso queremos dar a conhecer isso ao mundo. Apesar de tudo, não pretendemos ficar presos só a este registo mas a todos os atos de amor que formos presenciando ao longo da viagem. Quando fiz o caminho de Santiago, houve uma senhora no Cebreiro que veio dar fatias de bolo a quem passava no caminho, são estes pequenos gestos que nos inspiram e que nos fazem ter coragem de seguir numa viagem destas numa altura em que a maior parte das notícias que vemos são sobre ódio”.

Os objetos essenciais e a paragem com maior expetativa

Câmaras, drones ou smartphones? Quais são as melhores opções para levar de férias
Câmaras, drones ou smartphones? Quais são as melhores opções para levar de férias
Ver artigo
“Máquina fotoráfica, tablet, fatos de banho, fotografias da família e amigos”, são estes os objetos que vão fazer parte das malas deste viajantes nortenhos e que serão transportados numa carrinha que será comprada em Toronto, a primeira paragem deste casal, que irá voar diretamente do Porto até à cidade canadiana, até para não perturbar a paciência da cadela Duna.

Estados Unidos, Tibete e Índia são os lugares reservados para as maiores expetativas. “Não queremos fazer uma viagem de cidade em cidade, mas sim, de aldeia em aldeia”.

Ivo e Sofia pretendem que todo este registo fotográfico seja “espontâneo” por isso só irão fazer contatos “com um mês de antecedência de forma a não comprometer a viajemos algum casamento“.

O amor está em todo o lado e este casal português vai viajar para o encontrar
créditos: World you need is love

World you need is love foi claramente inspirado na popular música dos Beatles e é com este inspiração que este casal parte em viagem, para ver o mundo a amar. Por cá ficamos à espera e a torcer para que o último casamento nesta etapa seja o da Sofia e do Ivo.