Anima Garden
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

O Jardim, localizado a cerca de 27 quilómetros da cidade de Marraquexe, foi concebido pelo artista austríaco André Heller. Nascido em 1947 em Viena, André Heller é um dos artistas multimédia mais influentes do mundo. Compositor, escritor, escultor, responsável por espetáculos de fogo, peças de teatro, filmes… A amplitude do seu talento e aptidões artísticas nunca deixou ninguém indiferente.

Anima Garden
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Em 1972 apaixona-se por Marraquexe durante uma viagem que o levou a percorrer Marrocos de lés a lés. Acaba por regressar todos os anos à cidade que lhe roubou o coração, para recarregar energias e para se inspirar até se decidir finalmente, em 2006, a instalar-se ali de vez.

Dois anos depois da sua mudança, em 2008, compra um terreno árido de oito hectares a 27kms de Marraquexe, junto ao sopé das montanhas do Atlas. As obras começam em 2009 e o conceito do atual jardim começa a ser transformado em realidade em 2010, lado a lado com o seu aliado e conterrâneo Gregor Weiss, um igual aventureiro que tinha por hábito percorrer Marrocos em busca de inspiração para os seus documentários.

A caminho do Anima Garden
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

O Anima Garden surge com o objetivo de se transformar num refúgio pacífico, num ambiente suave e dócil, tendo igualmente sido criado em jeito de agradecimento à cidade de Marraquexe, por toda a inspiração que lhes deu ao longo dos anos. O seu nome - “Anima” - significa em grego “a alma” ou “a respiração”.

As obras encontram-se espalhadas por todo o jardim, podendo ser descobertas casualmente e inesperadamente pelos seus visitantes, o que lhe dá um encanto ainda maior. Para além do jardim, o espaço tem também três salas de exposições: uma das salas apresenta uma exposição permanente do artista alemão Hans Werner Geerdts, as outras duas salas vão recebendo exposições temporárias.

Anima Garden
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Como chegar ao Jardim Anima

O Jardim Anima pode ser visitado a partir do parque de estacionamento da mesquita Kotoubia de onde saem shuttles gratuitos de setembro a junho (não existe serviço de shuttle nos meses de julho e agosto) várias vezes por dia : 9h30, 11h30, 14h30 e 16h30 (o último horário apenas no Verão). O shuttle tem de ser reservado com antecedência através deste link. Caso a reserva não seja feita com antecedência haverá lugar ao pagamento de €2.


Informações Úteis

Morada: 25 Km route de l’Ourika

Tel: +212 05 24 48 20 22

Website: www.anima-garden.com

Horário: Das 09h às 17h (ou 18h) e das 09h às 14h30 durante o Ramadão

Bilhete: €12


Links Úteis

Guardar