A estátua de apenas 55 centímetros tornou-se num dos grandes símbolos da capital belga. O Manneken Pis surgiu no século XV quando serviu para decorar uma fonte pública que se situava entre a Rue Chêne e a Rue L´Étuve. Os habitantes gostavam tanto desta figura que as autoridades belgas da altura resolveram contratar o escultor Jérôme Duquesnoy the Elder para criar uma estátua em bronze como parte da renovação da fonte, em 1619. O escultor fez uma interpretação barroca da criança a urinar, que tem as suas raízes na arte greco-romana, onde era comum ver o Cupido, o deus do Amor, personificado como um rapaz nu (com ou sem asas).

A partir daí, o Manneken Pis tornou-se parte da vida dos habitantes de Bruxelas. Um ataque à estátua é um ataque à população. Como tal, quando o Rei francês Luís XIV atacou Bruxelas, o "menino do xixi" foi escolhido como o "representante do povo de Bruxelas", que fazia pouco do rei.

Manneken Pis
Manneken Pis, um dos símbolos de Bruxelas créditos: Unsplash

Provavelmente, esta é a única estátua do mundo que possui um guarda-roupa. A tradição de vestir o Manneken Pis remonta a 1615, quando apareceu vestido num quadro, e em 1698 foi-lhe doado o primeiro fato. No entanto, a primeira peça oficial, e registada, foi oferecida pelo rei Luís XV, em 1747.

No século XVIII, a estátua era vestida pelo menos quatro vezes por ano, em época de festivais. Nos dias de hoje, existe um calendário oficial de festividades em que o Minneken Pis se veste e que conta com 130 ocasiões.

O guarda-roupa tem já cerca de 1.000 fatos. Para oferecer um fato, é necessário fazer um pedido oficial dirigido ao presidente de câmara da cidade. A proposta é, depois, analisada por uma comissão composta por membros da Ordem dos Amigos do Manneken Pis, juntamente com representantes da cidade de Bruxelas. E o fato que se pretende doar também tem de obedecer a determinados critérios: o tecido tem de ser de boa qualidade, para garantir que perdura no tempo, e não pode ter motivos políticos, nem crenças nem publicidade associados. Se aceite, é depois apresentado numa cerimónia. Quem veste o Manneken Pis? Há uma pessoa que tem o cargo de "dresser", e é uma função oficial desempenhada por um funcionário municipal.

E onde se encontra o "verdadeiro" Manneken Pis?

Desde o século XVIII até ao século XX, a estátua foi roubada várias vezes. Por isso, em 1965, as autoridades belgas decidiram colocar uma cópia na fonte e a verdadeira encontra-se guardada no Museu da Cidade de Bruxelas, na Grand Place.

Lugares onde pode encontrar o Manneken Pis:

  • Fonte - Rue de l'Etuve
  • Museu da Cidade de Bruxelas, Grand Place
  • Garderobe (onde pode apreciar as centenas de fatos que já foram oferecidos e feitos para a estátua) - Palácio do Rei, na Rue Royale

Consulte o site Manneken Pis para saber mais.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.