A bicicleta foi uma invenção estrangeira que demorou a entrar no modo de vida dos chineses. Crê-se que as primeiras bicicletas a rodarem pelas ruas chinesas começaram a aparecer na década de 1860, depois da primeira Guerra do Ópio, quando alguns portos chineses se abriram ao comércio com os países ocidentais. No entanto, só a partir das décadas de 1930 e 1940 é que as bicicletas se começaram a impor, muito por causa da abertura de fábricas estrangeiras que as começaram a produzir na China. Com a chegada ao poder dos comunistas em 1949, esse meio de transporte recebeu um grande impulso, pois o Partido decidiu promover a bicicleta como veículo do povo, o que levou à sua produção em massa.

Bicycles In China
© Rafael Ben-ari | Dreamstime.com

Apesar do trânsito na capital chinesa ter má fama (e os pequineses fazerem, por vezes, uma interpretação muito própria das leis do trânsito), andar de bicicleta é relativamente rápido e seguro. Na verdade, podemos considerar Pequim uma cidade com óptimas condições para os ciclistas, não só porque a topografia da cidade é plana, mas também porque muitas ruas e avenidas têm vias separadas para bicicletas. Para além disso, é relativamente fácil alugar uma bicicleta.

Se estivermos atentos, em Pequim, vamos ver parques de estacionamento de bicicleta cheios e muitas lojas de reparação, que dão sempre jeito em caso de um furo ou outra avaria mecânica. Se decidir alugar ou comprar uma bicicleta, compre pelo menos três acessórios:   um capacete, e dois bons cadeados, pois o roubo de bicicletas acontece com alguma frequência. Aliás, sobre o roubo de bicicletas, há um filme chinês muito interessante do ano 2001, chamado 'Beijing Bicycle', que ganhou o “Jury Grand Prix” no 51º Festival Internacional de Berlim.

Beijing at Temple of Heaven
© Sean Pavone | Dreamstime.com

Sem dúvida, Pequim sem bicicletas seria irreconhecível e só esperamos que o enriquecimento dos chineses não os faça olhar para as bicicletas como um meio de transporte pobre, já que as bicicletas são um meio de transporte saudável e sustentável, muito importante para combater a poluição urbana e para fomentar o turismo.