Colmar é uma cidade da região da Alsácia, banhada pelo rio Lauch, e que fica entre Basileia e Estrasburgo. Foi fundada no século IX e tomada pelos suecos em 1632, durante a a Guerra dos Trinta Anos, que ficaram com a sua posse durante dois anos.

Mas foram os alemães que mais tempo ficaram com o controlo da cidade, tendo sido a última cidade francesa a ser libertada da ocupação alemã, em 1945, após uma longa resistência das suas forças. Talvez, por isso, exista uma forte influência alemã quer na gastronomia, quer na arquitetura da cidade. É também a terceira maior cidade da Alsácia, a seguir a Estrasburgo e Mulhouse.

Conhecida como a "Pequena Veneza" pelos seus canais, tem cerca de 67 mil habitantes e o seu mais famoso morador foi Fréderic Auguste Bartholdi, o criador da Estátua da Liberdade de Nova Iorque. Na entrada da cidade existe, inclusivamente, uma estátua em sua homenagem assim como um museu.

Uma das atrações turísticas é a Rota dos Vinhos da Alsácia, onde Colmar é um dos pontos de passagem.

As casas decoradas com pequenos detalhes merecem a atenção do visitante e as ruas e ruelas da cidade devem ser percorridas ao pormenor.

Alguns pontos a visitar:
- Petite Venise, que como o nome indica, é um local que faz lembrar Veneza, pelos seus canais.
- Praça da Catedral, onde também encontra restaurantes e bares.
- Maison dês Tetes, um edifício decorado com 106 cabeças e onde funciona um hotel.
- Mercado coberto na Petite Venise, para apreciar a gastronomia local (não está aberto todos os dias, por isso deve informar-se das datas e horários no local).
- Museu do Brinquedo, que apresenta uma coleção de brinquedos desde o século XIX até aos dias de hoje.

Mas estas são apenas algumas sugestões. No site do Turismo de Colmar pode recolher mais informações e pontos de interesse turístico.

Veja também: 25 lugares que parecem ter saído de contos de fadas