O turismo rural/de natureza é uma tendência crescente entre os portugueses. É esta a principal conclusão do estudo sobre os destinos emergentes em Portugal, realizado pela trivago, com base em quatro milhões de pesquisas efetuadas diariamente no serviço online de comparação de preços de hotéis.

Conhecido especialmente pelos seus deslumbrantes vales e pela beleza do Lago Azul, o município de Ferreira do Zêzere, na foto deste artigo, ocupa o primeiro lugar do ranking - com um aumento de 70% nas pesquisas entre 2015 e 2017 - e é seguido por Odeceixe e Abrantes. Arcos de Valdevez e Arrifana fecham o top 5.

Cinco trilhos deslumbrantes para explorar o mais belo de Portugal
Cinco trilhos deslumbrantes para explorar o mais belo de Portugal
Ver artigo

A completar a lista surgem ainda Porto de Mós, Mirandela, Vila Verde, Vila Nova de Foz Côa e Golegã. Veja todos os destinos na galeria de fotos acima.

É possível observar que Santarém e Faro, com três e dois destinos no ranking, são os distritos que têm verificado o maior aumento da procura, durante os últimos dois anos. Já a nível regional, o destaque vai para Norte e Centro, que contam com quatro e três destinos registados, respetivamente, e, têm, por isso, vindo a ganhar cada vez mais espaço nas preferências dos portugueses.

Conheça aqui o top 10 e o número de crescimento dos destinos durante estes os dois anos analisados:

  1. Ferreira do Zêzere (70%)
  2. Odeceixe (56%)
  3. Abrantes (55%)
  4. Arcos de Valdevez (52%)
  5. Arrifana (50%)
  6. Porto de Mós (50%)
  7. Mirandela (47%)
  8. Vila Verde (46%)
  9. Vila Nova de Foz Côa (40%)
  10. Golegã (40%)
Veja ainda: 12 maravilhas da Natureza, todas em Portugal