Neste Dia Internacional da Mulher (8 de março), seis tripulações exclusivamente femininas da Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines, Eurowings e Brussels Airlines vão começar o dia com voos para Berlim. Os jatos descolarão de Frankfurt, Munique, Düsseldorf, Viena, Zurique e Bruxelas, tendo cada um aos comandos duas pilotas.

“Temos conseguido aumentar o número de candidatas à nossa escola de pilotagem, dirigindo-nos diretamente às mulheres e oferecendo pacotes mais fáceis para equilibrar família e emprego”, realçou a Drª. Bettina Volkens, membro do Conselho Executivo, responsável por Recursos Humanos e Assuntos Legais da Deutsche Lufthansa AG. "15 por cento dos nossos pilotos juniores são atualmente mulheres”.

Foi em 1988 que duas mulheres iniciaram, pela primeira vez, a sua carreira num cockpit da Lufthansa. Aproximadamente, seis por cento dos pilotos do Grupo Lufthansa são mulheres e este número tem aumentado rapidamente todos os anos. Aproximadamente 80 por cento das tripulações de cabina são femininas. Para o número sempre crescente de pilotas, a Lufthansa criou uma palavra nova - "Kapitänin" ("Comandanta"), aprovada pela Sociedade da Língua Alemã.

Para além do cockpit, o Grupo Lufthansa pretende aumentar a proporção de mulheres em posições de chefia, que é atualmente de somente 15 por cento. Até 2021, a proporção de mulheres em lugares executivos no primeiro nível de gestão terá de aumentar até 18 por cento e no segundo nível de gestão até 24 por cento. “De modo a atingirmos os objetivos estamos a preparar as nossas melhoras executivas juniores para futures responsabilidades na gestão com o nosso próprio programa com a duração de um ano”, disse Bettina Volkens. Ao mesmo tempo, é importante reduzir discriminações inconscientes ocupando lugares que vão ficando vagos.

FlyingLab: tecnologia discutida a bordo

Querendo também marcar esse dia, o FlyingLab no voo LH440 de Frankfurt para Houston está igualmente sob o comando de uma tripulação exclusivamente feminina – na cabina, no cockpit e também em frene da câmara. A palestra a bordo do A380 não só irá focar os diversos aspetos da transformação digital, mas também realçar as realizações das mulheres no setor da tecnologia. Um total de seis palestrantes – todas femininas – irá falar sobre inteligência artificial, realidade virtual e o futuro do trabalho e da mobilidade.

O FlyingLab é a única plataforma no ar, aberta, sobre inovações, em todo o mundo. Consiste de uma conferência a bordo, que pode ser seguida por qualquer passageiro no seu próprio aparelho digital, tendo igualmente a oportunidade de testar os produtos mais recentes em inovação e serviços. O objetivo deste FlyingLab será o South by Southwest (SXSW) – o maior festival do mundo de marketing interativo, música e cinema que tem lugar todos os anos em Austin, Texas.

Fonte: Lufthansa