Sobre o evento que decorreu entre 28 de fevereiro e 04 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), a organização destacou que durante os três primeiros dias, que foram fechados ao público, “39 mil profissionais estabeleceram novos negócios e parcerias, o que representa um aumento de 1.112 profissionais” face a 2016.

Citada em comunicada, Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL e responsável pela BTL, manifestou grande satisfação com esta edição, com os resultados alcançados a superarem “todas as expectativas”.

“Pudemos confirmar a vitalidade e a importância do Turismo para a economia e vida dos portugueses”, acrescentou a responsável, notando que a nível do mercado interno houve 50 representações individuais, mais 20 do que em 2017.

Em destaque estiveram a região Centro e a Pampilhosa da Serra, que “conseguiram encantar o público com um vasto programa de atividades e com áreas representativas da sua diversidade”, segundo Fátima Vila Maior.

Outro destaque foi o novo espaço BTL Lab&Trends, dedicado à inovação no setor, que contou com 20 ‘startups’ e 10 ‘techs’, enquanto a Bolsa de Empregabilidade, organizada pelo Fórum Turismo 2.1, apresentou mais de 10000 ofertas de emprego, um acréscimo de cerca de 6000 postos de trabalho face a 2017.

O programa de Hosted Buyers contou com mais de 400 participações de compradores internacionais provenientes de 39 mercados, mais nove países na comparação com 2017, que realizaram mais de 3.273 reuniões, entre as pré-agendadas e as marcadas na plataforma, com empresas presentes na BTL.

Organizada pela FIL, Fundação AIP, a BTL 2018 contou com a participação de 42 destinos internacionais, entre os quais Marrocos, Egito, Cuba, Argentina, Colômbia, Peru e Brasil que participaram pela primeira vez ou voltaram a marcar presença na feira.

Lusa