A Marble associou-se à aplicação de entrega de comida Yelp Eat24 de forma a que robôs entreguem refeições nos bairros de Mission e Portero Hill, nesta cidade da Califórnia.

As refeições pedidas são colocadas dentro dos robôs, que podem transportar o equivalente a quatro sacos de supermercado.

As máquinas rolam sobre as calçadas e atravessam as ruas na mesma velocidade do que um humano a pé, identificando o caminho graças a lasers, câmaras e outros sensores. A tecnologia utilizada é a mesma dos veículos autónomos.

Robôs da Marble
Um dos robôs da Marble, mostrados pelo co-fundador da empresa Matthew Delaney créditos: AFP

Os robôs da Marble foram criados para circular sozinhos, mas no início contarão com uma escolta humana durante os deslocamentos. Também estarão conectados a operadores que, a partir dos escritórios da empresa, poderão intervir a qualquer momento em caso de problemas.

Quando os robôs de entrega chegam ao seu destino, o cliente recebe um SMS com um código para escrever no teclado da máquina que desbloqueará o compartimento onde está o pedido.

"O nosso objetivo a longo prazo é reduzir os custos e garantir que isto seja útil em todas as cidades do mundo", disse Delaney, sem especificar quanto custavam os robôs.

A Marble, fundada em 2015, anunciou que recebeu quatro milhões de dólares para continuar a desenvolver a frota de robôs.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.