Bilhete-postal por Cláudia Miguel

Tenho uma colega de trabalho que me chama a "menina das flores", porque vira e volta as minhas fotos no Instagram são no meio de flores. Gostei da alcunha, da parte das flores e da parte da menina..

O mais recente local onde encontrei flores de inverno foi em Coimbra. Visitar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em Fevereiro é deliciar-se com este espetáculo cor-de-rosa das magnólias em flor!

As magnólias em flor do jardim botânico de Coimbra
A Cláudia junto a uma das magnólias em flor créditos: Cláudia Miguel

O jardim é já, só por si, um espaço belíssimo, misturando a arquitectura e o estilo dos jardins do século XVII, com diversos tipos de árvores originárias de diferentes pontos do globo, tal como as magnólias, oriundas da América do Norte.

O Jardim Botânico de Coimbra foi criado em 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal e tinha como objetivo principal complementar o estudo da História Natural e da Medicina.

É neste contexto que encontramos estas lindíssimas magnólias em flor no mês de Fevereiro. Há diferentes espécies dentro deste mesmo espaço. Estas, magnolia soulagean, mais conhecidas, mas também magnolia stellatas, em forma de estrelas e mais pequenas, muito lindas!

Magnólias em flor
A visita livre ao Jardim Botânico de Coimbra é gratuita créditos: Cláudia Miguel

Sabiam que muito provavelmente as primeiras plantas com flor que apareceram na história do planeta se assemelhavam às atuais Magnólias? Os fósseis de flores mais antigos que se conhecem apresentam estruturas e formas muito idênticas a estas.

Também no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra encontram este extenso bambuzal. É outro espaço lindíssimo. O som dos bambus baloiçando uns contra os outros é muito relaxante, é como um "espanta-espíritos" gigante.

Se nunca visitaram, por favor, façam-no, em qualquer altura do ano! Podem consultar os horários do Jardim Botânico de Coimbra na sua página oficial.

A Cláudia Miguel é a autora do blog A Borboleta Verde, onde regista as suas viagens e paixão pela fotografia.