Por Catarina Campos Silva

Na Albânia o turismo está em grande desenvolvimento e é, por enquanto, um dos países da Europa mais económicos para se viajar. Não pertence à União Europeia, mas é possível para os cidadãos da EU entrar no país apenas com cartão de cidadão. E... este ano a Albânia foi invadida por Portugueses, encontrámos mesmo muitos!

Começámos a ouvir falar da Albânia como um país interessante para visitar o ano passado e decidimos ir antes que ficasse muito explorado com o turismo. Acho que esta foi a altura certa pois dentro de alguns anos será impossível relaxar nas bonitas praias deste país... sem pagar.

A comunicação com os Albaneses é um pouco complicada, pois apesar de serem genericamente muito simpáticos e sorridentes, poucos são aqueles que sabem falar inglês.

Para marcar os voos usámos o SkyScanner, para ver qual era a melhor combinação e marcámos pelos sites das companhias. Fizemos Porto-Verona pela Ryanair, Verona-Tirana pela Albawings, Tirana-Bari pela WizzAir (onde ficamos dois dias para visitar esta parte de Itália que ainda não conhecíamos) e Bari-Porto pela Ryanair.

muita atenção, conduzir na Albânia não é nada fácil!

Este país tem um pouco de tudo, regiões montanhosas, praias bonitas e uma história muito conturbada, só se tendo tornado independente em 1912. Para podermos estar mais à vontade para explorar parte do que o país tem para oferecer, optámos por alugar um carro durante 5 dias e, muita atenção, conduzir na Albânia não é nada fácil! A maioria das estradas tem muitas curvas e contra-curvas, são pelo meio das montanhas e alguns troços não estão nada em bom estado. Para além disso, existem alguns conceitos como traço contínuo que os Albaneses parecem não conhecer muito bem. Por outro lado, o conceito "cortar curvas" é muito frequente. Já na maioria das rotundas é um salve-se quem puder.

Na maioria dos percursos que fizemos, a quantidade de animais que vimos nas estradas foi um fenómeno interessante. Burros, vacas, cabras e até uma tartaruga vimos! Tudo se encontra pela estrada fora, o que levou a um membro da família a proferir a seguinte frase: "Quem me dera ser uma cabra.", pois viu que estas subiam tudo com uma facilidade espetacular. Adivinhem quem foi.

Sim, não me enganei, é mesmo um azar ter um carro novo nas mãos naquele país.

Alugamos o carro através do Booking na Rent a Car Eurocar e, por azar, calhou-nos um carro praticamente novinho em folha. Sim, não me enganei, é mesmo um azar ter um carro novo nas mãos naquele país. Mesmo sendo o meu pai um perito na condução, só o facto de conduzir normalmente nas estradas que conectam uns locais aos outros, o carro ficou com alguns riscos na parte de baixo e tivemos de pagar alguns danos à Rent a Car. Já a pensar que algo semelhante poderia acontecer, ao reservar o carro fizemos um seguro no Booking. Vamos lá ver como tudo se vai processar. Relativamente ao aluguer de carro tenho três conselhos:

• rezem para receberem um carro que já tenha alguns riscos, pois mais risco menos risco não fará diferença;
  • aluguem um carro mais "alto", isto é estilo Jipe;
  • vão preparados para eventualmente terem de pagar algo extra ao entregarem o carro. Se optarem por alugar carro, muita atenção aos limites de velocidade e outras transgressões. Há muita policia a controlar, principalmente em Tirana.

A moeda albanesa é o Lek albanês. Para não pagarmos taxas nos levantamentos MB, optamos por levar um cartão Revolut e levantar dinheiro nos Credins Bank que não cobram taxas, pelo menos com este cartão. Os Credins Bank, são fáceis de encontrar em Tirana, o que já não acontece ao longo da costa.

Algo que é preciso ter em conta e que não fazíamos ideia são os pagamentos nos hotéis, apartamentos e em algumas visitas mais turísticas onde o preço inicialmente é dado em euros. Por exemplo, marcamos pelo Booking, três alojamentos diferentes com pagamento no local. Como a moeda da Albânia não é o euro, poucos euros levamos connosco para a viagem. No entanto, foi um erro! Como o preço dado pelo Booking é em euros, as conversões que os proprietários/hotéis fazem são "meias manhosas" e prejudiciais para o Cliente. O pior caso aconteceu-nos no hotel que ficamos na última noite. O preço indicado pelo Booking era de €25 por quarto. Atualmente, 1 euro ronda os 105/106 lek e, neste caso específico, a conversão que está estipulada pelo hotel é €1=120 lek, ou seja acabamos a pagar €30 por cada quarto. Por isso, se marcarem alojamentos cujo pagamento é feito no local e não quiserem ficar prejudicados / pagar mais do que o suposto, aconselho vivamente que levem o dinheiro certo em euros. E repito, certo, pois muitas vezes eles não têm troco para dar.

O alojamento é bastante barato. Optamos por ficar maioritariamente alojados em apartamentos que reservámos pelo Booking. Como éramos 3, reservamos apartamentos com um quarto e um sofá cama na sala. Ao chegarmos aos dois apartamentos onde ficamos alojados, fomos surpreendidos pela negativa. O conceito de sofá-cama na Albânia, não é o que estamos habituados, é apenas um sofá mais comprido.

Na Albânia não existe nenhum tipo de acordo para a isenção de taxas de roaming. Assim, ao utilizar o tarifário português, fica-se sujeito a valores extras para comunicações. O que fizemos logo antes de levantar voo, foi desligar os dados em roaming do telemóvel para não correr o risco de os ligar sem querer e no fim do mês ter uma conta desagradável. À saída do aeroporto de Tirana estão duas ou três operadoras a vender Cartões SIM com diferentes planos. Sinceramente, a menos que ao longo da viagem seja extremamente necessário o acesso constante aos dados móveis e chamadas telefónicas, acho desnecessário adquirir um cartão SIM. Praticamente todos os cafés e alojamentos têm Wifi e, para ter acesso ao GPS, fizemos download dos mapas da Albânia no Google Maps antes de partirmos. A única desvantagem é que os mapas apenas ficam disponíveis para caminhos de carro, não estando disponíveis as opções a pé.

Aconselho vivamente a levarem um bom casaco impermeável. Não sei se foi da semana que escolhemos, mas fomos surpreendidos por chuvadas que considero torrenciais. Contudo, um funcionário de um bar proferiu a seguinte frase: "It is a strange country with a strange weather", por isso, contem com surpresas.

Por último, a limpeza urbana na Albânia não é a melhor. E, muito cuidado, não é aconselhável beber água da torneira.

Assim, muito resumidamente, estes foram os locais por onde passámos: TiranaBeratVloreLlogara PassHimarëKsamilButrintSarandëPigeon's CaveBorshUpper QeparoGjirokastër, Blue Eye, Durrës.

Tivemos oportunidade de visitar todos estes sítios calmamente, pois o tempo que apanhamos nem sempre era muito convidativo para ficar de rabo para o ar na praia. Mas atenção, achamos que nem todos valem assim tanto a pena. Ficou-nos a faltar a região a norte de Tirana, que várias pessoas com quem fomos falando ao longo da viagem nos disseram que é lindíssima. Em apenas 7 dias não conseguíamos fazer tudo, por isso, decidimos deixar para um dia mais tarde fazermos uma viagem por essa região em conjunto com um passeio pelo Montenegro. Das pessoas que conhecemos que se aventuraram pela zona norte, todas nos disseram que caso queiramos lá ir para termos atenção ao tempo que o Google Maps indica para os percursos. É muito mais otimista que a realidade,  as estradas são muito complicadas e, por isso, não é possível andar à velocidade que o Maps utiliza para fazer os cálculos dos tempos.

Para mais pormenores sobre o nosso roteiro vejam o post no meu blog: O nosso roteiro de 7 dias pela Albânia.