Don Draper bebia Old Fashioned na série Mad Men. Já James Bond, apesar de famoso pelo seu Vod-ka Dry Martini “shaken and not stirred”, bebeu vários cocktails clássicos ao longo da sua presença cinematográfica, como o Vesper Martini, o Americano ou o Negroni. Carrie Bradshaw, no entanto, manteve-se sempre fiel ao seu Cosmopolitan.

A Lisbon Cocktail Week deste ano não é sobre cinema, mas os cocktails clássicos são um dos seus principais focos. Como explica Mário Batista, um dos fundadores deste evento que celebra o cocktail “a primeira edição destacava a criatividade e os cocktails de autor e por isso este ano quisemos que a LCW ganhasse uma componente mais didática”. Como? Os estabelecimentos envolvidos no evento, e que terão à disposição dos clientes pelo menos três cocktails em regime 2 por 1, têm de incluir um cocktail clássico nessa trilogia.

Na nossa galeria em cima, veja alguns dos cocktails a concurso e respetivos bares.

A segunda edição deste evento dedicado ao cocktail - uma das grandes tendências mundiais - traz muitas novidades relativamente a 2016:
- O número de locais sobe de 54 para 62.

- Há mais prémios além d’ O Melhor Cocktail de Lisboa escolhido por um júri especializado: a atribuição de uma distinção ao Melhor Cocktail Sem Álcool e o Cocktail Escolha do Público, através de uma votação online.

- Destaque para os Mocktails, isto é, o reforço de cocktails sem álcool nas opções.

- A estreia do Shop & Mix, uma rota paralela à rota principal, mas com lojas e locais onde os aficionados da mixologia podem comprar utensílios e ingredientes para fazer cocktails em casa.

Mário Batista, da The Bottle Affair e Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto, sentiram que não era dada a atenção devida aos cocktails. Admiradores confessos da cultura do cocktail, decidiram elevar este movimento. Escolheram Lisboa para ser o palco desta celebração, numa altura em que o nível dos profissionais e dos locais está em visível crescimento. A primeira edição foi um sucesso, com mais de 50 locais a participar, quase 15.000 cocktails servidos e mais de 10.000 consumidores.

A Lisbon Cocktail Week resume-se a três eixos principais: o Roteiro de Bares, o Momento Cocktail e o prémio Melhor Cocktail de Lisboa. O primeiro é uma rota com todos os bares envolvidos nesta celebração. A listagem de bares estará disponível online em lisboncocktailweek.pt e em mapas e guias disponíveis nos vários espaços participantes. O Momento Cocktail acontece durante os nove dias do evento, entre as 18h00 e as 23h00. Durante este período será possível provar dois cocktails pelo preço de um em todos os 62 espaços do evento. À disposição dos clientes estarão 3 a 4 cocktails especiais - de autor, clássico e até mocktail - e os consumidores na compra de um recebem gratuitamente outro de igual valor ou inferior.

O prémio Melhor Cocktail de Lisboa é atribuído por um júri especializado no final do evento. Os locais que pretendem concorrer submetem um cocktail de autor para avaliação e no final do evento, dia 29 de abril, será revelado o vencedor. Em 2016 o primeiro lugar foi para o cocktail Apple Lovers, servido no Arena Lounge, no Casino de Lisboa. No TOP 10 do ano passado estavam: Bastardo, Bica do Sapato, Casa de Pasto, Cinco Lounge, Gin Lovers Príncipe Real, Foxtrot, Red Frog, Taberna Moderna e The George Pub. Este ano, a par deste prémio, há mais dois: o Cocktail Escolha do Público (votação online) e o Melhor Cocktail Sem Álcool (votação júri).