O livro, editado pela Zest e lançado em novembro de 2014, é a primeira obra impressa em Portugal do género, reunido “os melhores produtores de vinho a visitar, mas também sugestões sobre os melhores locais onde comer e onde dormir”, segundo a autora.

Os prémios, que distinguem os melhores livros, programas televisivos e aplicações dedicados ao mundo da comida e bebida, foram anunciados este fim-de-semana numa cerimónia em Yantai, na China, e foram divulgados na página oficial da Gourmand International.

Também o ‘chef’ Chakall, argentino radicado em Portugal, foi eleito como melhor apresentador de programas de cozinha a nível mundial, pelos seus programas em Portugal e na Alemanha.

O livro “Portugal – Algarve Mediterrânico” ficou em terceiro lugar na categoria de melhor livro de cozinha do ano. A obra é da autoria de Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes e é editado pela Tinta da China.

Também em terceiro lugar, na categoria de livro de comida vegetariana, ficou o livro “Cozinha Vegetariana”, de Gabriela Oliveira, editora Bertrand.

Em língua portuguesa, o livro “As Melhores Receitas do Mais Você”, programa televisivo da televisão brasileira Globo e apresentado por Ana Maria Braga, ganhou o primeiro prémio na categoria “televisão fora da Europa”.

Também com origem portuguesa, o livro da cozinheira malaia Melba Nunis, “A Kristang Family Cookbook”, venceu o prémio internacional para chefe de cozinha mulher.

A comunidade ‘cristang’ é uma pequena comunidade de Malaca, na Malásia, e tem origem nos antepassados portugueses, que ali chegaram na época dos Descobrimentos. Estes descendentes dos portugueses falam a língua ‘cristang’, um crioulo de base portuguesa.

Na edição deste ano dos prémios, participaram 209 países, dos quais 103 ficaram na ‘shortlist’, num total de 766 finalistas em 89 categorias.