Intitulada Queijo Serra da Estrela à Chef, a iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a Câmara de Penalva do Castelo e o Grupo Visabeira.

O presidente da CIM, José Morgado, explicou que Queijo Serra da Estrela à Chef se insere numa “estratégia de promoção de eventos e produtos de referência da região”.

“Este produto pode fazer a diferença no nosso mundo rural”, frisou, lembrando que, quer ao nível da produção de leite, quer da indústria do queijo, estão a aparecer investimentos importantes.

No dia 26, os chefes de cozinha vão preparar o menu, com uma componente de “showcooking”, em que cada prato será apresentado ao vivo pelo seu autor. O “sommelier” Sérgio Pereira ficará encarregado da harmonização com vinhos do Dão.

Fernando Agrasar (Corunha, Espanha), Rui Silvestre (Algarve), André Silva (Amarante) – os três detentores de estrelas Michelin -, Marlene Vieira (Lisboa), Vitor Matos (Porto), Luca Arguelles (Alentejo) e Paulo Cardoso (Penalva do Castelo) são os chefes desafiados a reinterpretar o queijo neste evento.

Durante o dia realiza-se ainda um “workshop” sobre o tema “Queijo Serra da Estrela – da produção à comercialização” e uma prova de queijos elaborados por queijarias tradicionais.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, realçou a qualidade do Queijo Serra da Estrela, mas considerou que “é preciso fazer mais para que seja indutor de uma atratividade maior do que tem tido”.

Pedro Machado disse que as feiras de queijo continuam a fazer sentido, porque “são ações de dinamização económica dos territórios”, mas tem que haver articulação entre os municípios vizinhos que as organizam, para que não se sobreponham várias no mesmo fim de semana.

“O facto de essa tradição (das feiras do queijo) poder e dever manter-se, não é suficiente para nos posicionar no mercado internacional”, sublinhou.

Nesse âmbito, considerou que a iniciativa Queijo Serra da Estrela à Chef tem “um caráter estratégico para valorizar o produto e, mais do que isso, aumentar a atratividade do destino”.