Hambúrguer de salmão com ovo escalfado, tomate desidratado e molho holandês; hambúrguer com queijo da serra, cornichons, bacon e cebola caramelizada com vinho do Porto ou hambúrguer de picanha, recheado com feijão preto, linguiça e ananás assado. Abriu-lhe o apetite ou deixou-o com vontade de experimentar? Saiba que estas são algumas das combinações que encontra na carta elaborada pelo chef Hugo Ambrósio para o restaurante Mouzinho, aberto desde fevereiro deste ano, no coração de Lisboa, Marquês de Pombal.

O nome do restaurante inspira-se na rua onde se ergueu, a Mouzinho da Silveira, uma paralela à Avenida da Liberdade. O Mouzinho é a grande novidade da área: não só faz parte do mais recente hotel do Grupo Turim Hotels - o Turim Marquês Hotel - como também é a hamburgueria que se quer afirmar num meio com concorrentes já estabelecidos e de peso.

Já são várias as casas de hambúrgueres em Lisboa que ficamos surpreendidos ao perceber que ainda há espaço para mais, sem que seja mais do mesmo e que nos dê vontade de descobrir. A hamburgueria Mouzinho é um desses “achados” que qualquer fã de hambúrgueres deve incluir na sua lista. Seja para variar - afinal acabamos por ir sempre ao mesmo restaurante -, seja para descobrir novos sabores ou combinações.

O espaço, sofisticado e com algum recato, permite que cada mesa crie o seu próprio ambiente. Tendo em conta a localização, é ideal para almoços de negócios ou jantares entre colegas, porém, é também uma boa opção para um jantar com amigos em que se procura algum requinte e uma boa relação qualidade preço. E porque os hambúrgueres costumam deixar sempre os mais novos felizes, também é uma hipótese para um almoço em família e ainda para um jantar a dois.

Entre as várias opções do menu, destacam-se o hambúrguer de salmão, um dos mais servidos pelo restaurante, o hambúrguer serra, que mistura Portugal com o mundo, e o preguinho no bolo do caco com carne da vazia na chapa, bacon, rúcula, tomate, ceboletes e manteiga.

É verdade, na casa do Mouzinho não se servem só hambúrgueres. Para além do preguinho no bolo do caco, há também a francesinha, o preguinho na frigideira com molho de mostarda e ovo, salmão com batatinha, brócolos e cogumelos e saladas. Para os vegetarianos existe o hambúrguer veggie à base de grão-de-bico e legumes. E se estiver com vontade de experimentar mais do que um hambúrguer, há a “tábua” Mouzinho, composta por três mini hambúrgueres: picanha, serra e preguinho. Todos os hambúrgueres vêm acompanhados com batata frita doce ou normal e, nós por cá, sugerimos que experimente a doce, que foi tão bem selecionada.

Mais para provar

Todos os dias há um sumo natural diferente para experimentar, que depende da fruta da época e da ousadia do chef, que combina diferentes frutas de forma refrescante e deliciosa. A “limanada”, feita com lima e hortelã e tida como o “ex-libris”, vale a pena provar. Esta bebida é servida tanto com ou sem açúcar. Recomendamos que experimente primeiro sem açúcar.

E, por fim, a sobremesa

Entre as várias sobremesas, que vão desde a taça de frutas ao gelado de tangerina, destaca-se o cheesecake à base de queijo de cabra (goat cheesecake), o crumble de maçã com gelado de creme inglês e o brownie acompanhado de gelado.

E porque não ainda dois dedos de conversa?

Seja antes ou após a refeição, e se procurar um ambiente mais descontraído para pôr a conversa em dia, aproveite o bar do hotel onde são servidos cocktails, gins, whiskys e vinhos do Porto.


Mouzinho Restaurant & Bar

Turim Marquês Hotel
Rua Mouzinho da Silveira, 26,
Marquês de Pombal, Lisboa

Tel.: 210 495 690

Email: mouzinho@turimhoteis.com

Preço médio para duas pessoas: 30 euros

Texto: Ana Oliveira / Fotos: Turim Marquês Hotel