Restaurantes distinguidos com uma e duas estrelas Michelin em Portugal e Espanha vão receber, a partir de fevereiro, dezenas de chefes de cozinha, no festival “Rota das Estrelas”, que pretende apostar na gastronomia como fator de atração turística.

O evento gastronómico, na sétima edição, arranca no dia 19 de fevereiro, como habitual, no restaurante Il Gallo d’Oro, no Funchal (uma estrela), onde o chefe Benoît Sinthon recebe 16 colegas, oriundos de Portugal, França e Holanda, entre os quais os chefes dos três restaurantes portugueses com duas estrelas - José Avillez (Belcanto), Dieter Koschina (Vila Joya) e Hans Neuner (Ocean).

O programa do festival, que percorre o país de norte a sul e, à semelhança do ano passado, visita Espanha, prossegue em março, no restaurante The Yeatman, no Porto (uma estrela), chefiado por Ricardo Costa, viajando depois para Barcelona, até ao restaurante Nectari (uma estrela), de Jordi Esteve, entre 05 e 07 de maio.

Em Lisboa, o Eleven (Joachim Koerper) é a paragem seguinte da Rota, a 17 de junho, seguindo-se, em outubro, o restaurante Bon Bon, no Carvoeiro (chefe Rui Silvestre), que, pela primeira vez, participa neste festival, depois de ter conquistado a primeira estrela do chamado “guia vermelho” na edição deste ano. A rota termina no Vila Joya, em novembro.

O arranque do festival, na Madeira, vai prolongar-se por cinco dias, e começa com um jantar volante, que levará os cerca de 300 participantes ao interior da cozinha, onde poderão ver os chefes a preparar os pratos.

No dia 20, a floresta laurissilva, reconhecida como património mundial natural, será o cenário para degustações e, no dia seguinte, a viagem é pelo mar. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, os chefes preparam jantares com os melhores produtos locais e do mundo, acompanhados por vinhos nacionais de referência.

A “Rota das Estrelas” surgiu em 2010 como uma aposta na gastronomia como “um fator de diferenciação” a nível turístico, como alternativa aos tradicionais produtos sol e praia.

Agência Lusa

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.