Braga


Em Braga, Spirito Cupcakes & Coffee fica no Largo S. João de Souto, 19, e tem vários sabores originais como é o caso dos que têm pedaços de chocolates ou bolos como o cheesecake , gelado de bolacha e doces de ovos ou o crumble de maçã. Esta mesma marca tem uma loja em Matosinhos, na avenida Norton de Matos.

Póvoa de Varzim


Na Póvoa de Varzim, a Cioccolatte Caffè fica na Avenida dos Banhos, 795. Tem vários sabores e vai criando novos como a Caipirinha, o Floresta Negra ou o de Cookies. Como forma de apoio à Seleção, criou o Portugal, com kiwi e morango.

Gelados
créditos: Pixabay

Porto


No Porto, a Neveiros (com mais de 60 anos) e a Sincelo (com mais de 30 anos) são das mais antigas casas de gelados artesanais da cidade, mas recentemente surgiram muitas outras. Na Neveiros (Rua da Alegria, 930, Porto) são dezenas os sabores criados (com muita aposta na fruta fresca e inovações) e que estão disponíveis todos os dias. A Sincelo (Rua de Ceuta, 54, Porto) mantém a aposta forte nos sabores tradicionais.

Outras geladarias no Porto:

- Amorefrato, Rua Passos Manuel, 69, Porto
- Casinha Boutique Café, Avenida da Boavista, 854, Porto e na Rua Mouzinho da Silveira, 324
- Cremosi, na Praça Filipa de Lencastre, 25, e na rua Mouzinho da Silveira, 336 a 348, Porto
- La Copa, Avenida Rodrigues de Freitas, 366, Porto
- Mama Maria, Praça da Batalha, 141, Porto
- Santini, Largo dos Lóios, 16, Porto

Vila Nova de Gaia


Junto da praia, em Vila Nova de Gaia, está a Gelati di Amore (Rua Thom, 28).

Espinho


De frente para o mar, está uma casa de gelados com muitas décadas de história: a Esquimó fica na Rua 2, 57, Espinho.

Lisboa


Por muitas casas que abram portas nenhuma outra tem a história da Santini que começou em Cascais e já tem os gelados noutros pontos do país. Em Lisboa, está na Rua do Carmo, 9, mas também em Carcavelos, em Belém e no Porto.

Uma das casas mais originais, em Lisboa, é o Laboratório do Gelado Sub 196, que fica na Rua José Duro, 21. “Os nossos gelados são produzidos no momento com uma brisa instantânea que os transformam com azoto liquido a -196Cº”, dizem na apresentação.

Na Doca de Santo Amaro, Armazém 13, Lisboa, está a UAU que trouxe de novo o hábito dos gelados de pau, em vez das bolas. Nos sabores, há gelados detox, sorvete com fruta fresca, os de leite, os de cocktail, com e sem álcool e até gelado de cerveja.

Gelados
créditos: Pixabay

Outras geladarias em Lisboa:

- Amorino, Rua Augusta, 209, Lisboa
- Artisani, Avenida Álvares Cabral, 65B, Lisboa
- Cone ou Copo, Praça Restauradores, 58, Lisboa
- Fragoleto, Rua da Prata, 61, Lisboa
- La Fabrica, Rua da Assunção, 44, Lisboa
- Mu - Gelato Italiano, Campo Mártires da Pátria, 50, Lisboa
- Nannarella, Rua Nova da Piedade, 68, Lisboa

Algarve


E onde tem de provar gelados no Algarve? Em Portimão, o Vero Gelato Italiano fica na Rua Vasco da Gama, 42, e tem outra casa em Armação de Pêra, na rua da Praia. Ainda em Armação de Pêra vai encontrar o Gato Lambareiro, com gelados na Avenida Beira Mar, lote 7.

Na marina de Portimão, está o NoSolo Itália e, em Carvoeiro, a Gelados & Companhia (Rua do Barranco, 5) é uma das mais concorridas com sabores como arroz doce, por exemplo.

Outras geladarias no Algarve:

- Yummy, Avenida da República, Doca de Faro
- Amorino, Marina de Vilamoura
- Tutti Gelato, Praça Rainha D. Leonor, Ferragudo
- Buono Gelato, Rua Poeta João de Deus, 2, Alvor