O Wiesn, com é apelidado pelos bávaros, é o festival de cerveja mais importante do planeta com cerca de 6 milhões de participantes todos os anos. Este festival começou em 1810 com uma corrida de cavalos para celebrar o casamento entre o príncipe herdeiro Ludwig’s com Teresa de Saxe-Hildburghausen e hoje em dia é uma parte importante da cultura Bávara. Quer esteja a pensar visitar Munique durante o festival ou não, entrar numa das muitas cervejarias da cidade para provar as tradicionais cervejas é definitivamente uma experiência a não perder. Para o ajudar, selecionámos seis das mais famosas cervejarias de Munique:

1. Augustinerbräu


É a mais antiga cervejaria de Munique, remonta ao ano de 1328 quando a cerveja começou a ser produzida no interior do Mosteiro da Ordem dos Frades Agostinhos, perto da catedral da cidade. Considerada por muitos a melhor cerveja de Munique, o segredo pode estar na água usada para fazer a cerveja, que é de excelente qualidade e é captada a 230 metros de profundidade. Pode provar 8 tipos diferentes de cerveja da marca na taberna principal, a “Bräustüberl”, ou nos diversos restaurantes Augustinerbräu e beers gardens (jardins de cerveja) espalhados pela cidade.

Oktoberfest
O Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo créditos: AFP

2. Hofbräuhaus


Guilherme V, Duque da Baviera, fundou-a em 1589 como cervejaria real. A taberna Hofbräuhaus localiza-se no local onde nasceu a primitiva cervejaria real. A Hofbräuhau original é uma cerveja preta, mas a marca produz outros tipos de cerveja seguindo as receitas originais deixadas por Guilherme V. Na taberna, uma das mais antigas de Munique, é habitual realizarem-se concertos de música tradicional da Baviera, fazendo deste local um dos melhores para conhecer o espírito Bávaro “Gemutlichkeit”, uma palavra que significa algo como acolhedor e mente alegre.

3. Löwenbräu


É a cerveja produzida em Munique que mais facilmente se encontra pelo mundo fora, provavelmente porque foi a primeira a passar as fronteiras da Baviera. Nasceu em 1383, no entanto, foi no virar do século XIX que a Löwenbräu se tornou numa das maiores cervejarias da Alemanha, embora fortemente dependente das exportações. No bonito edifício da taberna da Löwenbräu é possível provar diferentes tipos de cerveja, a maior parte não está disponível para exportação. Por este motivo, mesmo para quem já conhece a marca é possível que nunca tenha provado algumas das variedades disponíveis.

4. Paulaner


Começou por ser uma cervejaria monástica, já que a fermentação da cerveja se fazia no interior do Mosteiro de Neudeck em 1629. Atualmente é a maior cervejaria da Baviera e exporta para mais de 70 países. O segredo da cerveja Paulaner é a qualidade dos ingredientes com a qual é produzida, todos provenientes da região da Baviera. De acordo com a Lei de Pureza Bávara de 1516 (Reinheitsgebot), a cerveja apenas pode conter quarto ingredientes: lúpulo, malte, água e fermento. Pode apreciar uma das cervejas Paulaner no bonito beer garden e restaurante da marca localizados no coração de Munique.

Cerveja em Muique
créditos: Pixabay

5. Hacker-Pschorr


Esta cerveja existe desde 1417. O nome, Hacker-Pschorr deriva do casamento de Teresia Hacker e Joseph Pschorr. Sob a liderança do casal a marca cresceu e tornou-se na cervejaria líder de Munique no século XVIII. Atualmente a Hacker-Pschorr tem 3 tipos diferentes de cerveja. Um dos melhores lugares para provar esta cerveja é no restaurante Altes Hackerhaus, localizado no lugar da cervejaria original, que é um espaço popular entre os fãs da marca, apesar da Hacker-Pschorr ter outros locais espalhados pela cidade.

6. Spaten


Esta cerveja remonta ao ano de 1397 quando um cervejeiro chamado Hans Welser montou uma pequena cervejaria no centro de Munique. A qualidade das cervejas Spaten baseia-se na matéria-prima de alta qualidade que é usada na sua produção. O malte empresta à cerveja a riqueza do seu sabor e cor, o lúpulo dá-lhe aquele aroma amargo característico. Noventa por cento da cerveja é água e a água da cerveja Spaten provém dos poços profundos propriedade da marca, e é conhecida pela sua pureza. A Spaten tem 4 tipos de cerveja, que podem ser apreciados em diversos beer gardens da cidade.

Para visitar alguns destes locais e conhecer o melhor que Munique tem para oferecer, descarregue a aplicação JiTT.Munique e renda-se aos encantos da lindíssima capital da Baviera!