A primeira coisa em que se repara ao entrar no número 4 da rua Rera Palau, no bairro de El Born, Barcelona, é no espaço acanhado deste bar forrado a tijolos brancos e balcão com tampo de mármore (atrás do qual se esconde uma cozinha ainda mais minúscula). Tratando-se, porém, do Pastrami Bar, a última coisa que vão querer, acreditem, é perder tempo a avaliar a capa.

Este lugar promete ser um verdadeiro achado para quem aprecia comida de rua, pois trata-se de um conceito desenvolvido pelo coletivo de cozinha itinerante Rooftop Smokehouse, comandado por Buster Turnofski, que deliberadamente quis privilegiar a qualidade e não a quantidade. Na carta, apenas três sanduíches (uma de pastrami caseiro; outra de queijo curado artesanalmente grelhado com chalotas em picles; outra ainda de cavala fumada com raiz-forte e beterraba) e alguns snacks suculentos como picles de endro em espetada ou maçarocas de milho grelhadas com manteiga e molho caseiro Old Bay. Nada de vinhos ou refrigerantes, só cerveja ale também artesanal, feita semanalmente pelo próprio Buster na casa. Todas as quintas-feiras à noite, a parada sobe e assam um porco inteiro para ser servido até às duas da manhã.

Mas há mais. O lugar reserva uma outra surpresa. Por trás de uma grande porta de madeira, onde funciona aparentemente o frigorífico e ficam os barris de cerveja, esconde-se uma segunda porta. Mantém-se normalmente fechada, mas a entrada é franca. Mais elegante do que a sala anterior, o El Paradiso é um bar speakeasy (um termo que remonta ao período da Lei Seca nos EUA, com bares clandestinos) pensado pelo italiano Giacomo Giannotti, eleito em 2014, em representação da Espanha, como um dos cinco melhores bartenders no concurso World Class. Depois de ter feito carreira em Londres, Giannotti radicou-se em Barcelona e quer fazer deste lugar (o nome teve como inspiração a geladaria que os seus pais possuem em Itália) uma referência para quem deseja um lugar elegante onde é possível desfrutar de cocktails de assinatura a oito euros cada.

Já está no topo da minha lista quando voltar a Barcelona.

Por João Miguel Simões, texto (follow me on Instagram @jmigsimoes)

Pastrami Bar + El Paradiso | Espanha, C/ Rera Palau, 4, El Born, Barcelona. De segunda a quinta e domingo, das 19.00 às 02.30; sexta e sábado, das 07.00 às 03.00

Artigo do parceiro Addressbook by jms