Uma cidade com uma história extraordinariamente rica, edifícios que o transportam numa viagem no tempo e que lhe dá vontade de se perder durante horas nas suas ruas, ruelas e becos. Para que possa aproveitar da melhor forma a cidade, considerada em 1985 Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, segue abaixo um top 10 do que visitar e fazer em Santiago de Compostela.

1. Visitar a Catedral de Santiago

A Catedral de Santiago de Compostela é, sem dúvida alguma, a grande atração e um dos pontos que não pode falhar numa visita a esta cidade. Com construção iniciada em 1045 e terminada em 1211, a Catedral ergue-se ainda hoje imponente no centro da cidade, recebendo milhares de visitantes anualmente, a maioria dos quais peregrinos que aqui terminam o Caminho de Santiago. Para além da Catedral em si poderá também conhecer um pouco mais da sua história no Museu e na Livraria da Catedral. Pode ainda fazer uma visita guiada por um valor que vai de €6 a €15.

2. Fazer uma visita guiada de comboio pela cidade

Passeio de comboio
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Todos os dias, de hora a hora, entre as 11h e as 13h e as 16h e as 19h, encontra na Praza do Obradoiro um pequeno comboio turístico que o leva num passeio de 1 hora pela cidade e arredores. É uma forma original e confortável de conhecer algumas curiosidades da cidade e a zona envolvente.

3. Deliciar-se com as famosas tapas

No centro da zona histórica, na Rua do Franco, encontra uma série de restaurantes seguidos onde poderás deliciar-se com uma variedade enorme de tapas e outras iguarias galegas. Apesar de ser difícil conseguir lugar para sentar, recomendo que escolha o balcão, onde poderá escolher as tapas que mais lhe agradarem entre as que estão ali expostas e interagir com o staff. Recomendo em particular a Taberna O Bispo, onde acabei por ir duas noites seguidas!

4. Dançar e festejar na rua

Fiquei surpreendida com a vida noturna de Santiago de Compostela. De junho a agosto, as ruas enchem-se de música tocada por bandas e músicos diferentes todos os dias e noites. Jazz, rock, clássica, cubana, gaitas de foles, acordeão… Por todo o lado para onde vá, será sempre acompanhado por uma banda sonora encantadora que dará um gosto ainda mais especial a um passeio por Santiago. Veja aqui a lista de festas, festivais e demais celebrações em Santiago de Compostela.

5. Passear no Parque Alameda

Parque Alameda
créditos: santiagoturismo.com

Um dos parques mais bonitos de Santiago de Compostela, o Parque Alameda, está localizado junto à zona histórica da cidade. É composto por três zonas distintas: o passeio da Alameda, o passeio da Ferradura e a carvalheira de Santa Susana. O Parque data do século XIX e, para além da sua beleza e grande variedade a nível de flora, oferece também magníficas vistas sobre a cidade e vários edifícios antigos como um coreto, a igreja do Pilar ou a Capela de Santa Susana. Não perca também a oportunidade de tirar uma fotografia junto às estátuas das Duas Marias: outrora personagens extravagantes e míticas da história de Santiago de Compostela.

6. Perder-se nas ruas do centro histórico

Santiago de Compostela
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Santiago assemelha-se a uma cidade-museu onde tudo nos leva numa viagem no tempo: o empedrado das suas ruas, os seus edifícios imponentes de centenas de anos de idade, a luz que reflete nas suas pedras e a força que a religião ainda aqui assume. Cada rua por onde andamos oferece pormenores ainda mais fascinantes do que a anterior, fazendo de um passeio em Santiago uma experiência inesquecível.

7. Visitar o Mercado de Abastos

Os amantes de mercados não poderão deixar passar a oportunidade de visitar este mercado. O Mercado de Abastos data de 1941 e é hoje o segundo local mais visitado em Santiago de Compostela. Lá encontra centenas de bancas recheadas do marisco e peixe mais frescos, legumes, fruta, enchidos, entre outros, que se estendem num manto colorido e variado. Para uma experiência diferente compre os ingredientes no mercado e depois leve-os até ao restaurante Churro Manía, localizado no recinto do mercado, para que possam ser cozinhados.

8. Visitar a Cidade da Cultura

Cidade da Cultura
créditos: cidadedacultura.gal

Cidade da Cultura começou a ser construída em 1999 com base num projeto da autoria do arquiteto norte-americano Peter Eisenman. É composta por vários edifícios como o marcante e inovador Museu Centro Gaiás, a Biblioteca e Arquivo da Galiza, o Centro de Empreendimento Criativo, o Centro de Inovação Cultural, as Torres Hejduk, entre outros, e está localizada no topo do Monte Gaiás. Esta obra arquitetónica de referência recebe inúmeras exposições, espetáculos, concertos e conferências durante todo o ano, sendo-lhe ainda possível fazer uma visita guiada pelo espaço com transfer gratuito a partir do centro de Santiago de Compostela.

9. Assistir a espetáculos de rua na Praza da Quintana

Praza da Quintana
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Não houve um dia durante a minha estadia em Santiago de Compostela em que não me tenha deparado com um ou dois espetáculos de rua em simultâneo na Praza da Quintana. Em tempos usada como cemitério medieval, encontra-se hoje rodeada por edifícios imponentes como o Convento de San Paio de Antealtares, a fachada Sul da Catedral de Santiago,  a Casa da Conga e a Casa da Parra. É usada frequentemente como palco não só de espetáculos de rua e música ao vivo na esplanada dos seus cafés, como também de eventos oficiais e grandes concertos. Veja aqui a agenda cultural de Santiago de Compostela.

10. Dormir no Parador de Santiago de Compostela

Parador de Santiago de Compostela
créditos: booking.com

Bem, se o orçamento o permitir, então dê-se ao luxo de passar uma ou mais noites no Parador de Santiago de Compostela, também conhecido como Hostal dos Reis Católicos. Originalmente mandado construir pelos Reis de Espanha no século XV para servir de abrigo e providenciar cuidados médicos aos peregrinos que terminavam o Caminho de Santiago (o seu nome original seria Hospital dos Reis Católicos), é, desde 1950, uma das mais interessantes Pousadas (Paradores) de Espanha. Uma oportunidade única de passar a noite num edifício que faz parte intrínseca de Santiago de Compostela, vivendo de perto a sua história.