1. Vá à praia e prove o lendário Biscoito Globo


É quase impossível falar de Rio sem mencionar as suas praias. O Rio tem muito mais a oferecer, mas as praias continuam a ser uma das principais atrações da cidade e um dos programas diários favoritos dos locais. A praia de Ipanema figura no topo da lista, com a sua areia macia e mar azul. Aí poderá desfrutar de uma verdadeira experiência carioca: tomar uma refrescante água de coco ou um mate e comer o famoso Biscoito Globo feito de farinha de mandioca, que é em si mesmo uma instituição das praias do Rio de Janeiro.

2. Tome uma cerveja num tradicional boteco


Há alguns anos, os tradicionais botecos cariocas foram classificados como locais de património cultural, destacando-se como uma parte importante da história do Rio, e com iguarias que deve provar. Estes bares podem ser encontrados um pouco por toda a cidade e alguns contam já com mais de 100 anos! Desde os mais modernos aos de inspiração colonial, o foco está sempre no que por lá se come. Depois de uma tarde na praia ou de uma noite de festa, procure nos menus os tradicionais aperitivos salgados e peça uma cerveja de pressão - ou, como é chamada pelos locais, chopp.

3. Dê um passeio pelo parque


Conhecida como uma das principais áreas verdes da cidade do Rio de Janeiro, o Parque do Flamengo é parte do ritual de fim de semana de muitos cariocas. Com uma forte tradição desportiva, é um ótimo lugar para aproveitar os dias ensolarados ou fazer um pouco de exercício. O parque inclui campos de futebol, basquetebol, ténis e voleibol, bem como vias destinadas a velocípedes e pistas de corrida. Aos domingos e feriados, as vias rápidas que circundam o parque são encerradas, deixando espaço livre para a prática de desporto - numa cidade que parece naturalmente inclinada para a prática de atividades ao ar livre. A vista sobre a Baía de Guanabara é também um ponto a favor!

Rio de Janeiro
Praia de Ipanema e a paixão pelo futebol créditos: AFP

4. Explore a vida noturna carioca no Bairro da Lapa


Desde 1930, o Bairro da Lapa estabeleceu-se como o berço da boémia carioca. Todas as noites as multidões invadem as ruas estreitas do bairro e os seus bares, atraídas pela miscelânea de ritmos musicais. Do samba ao rock, a Lapa está repleta de pequenos bares, pubs e locais de entretenimento, destacando-se como um dos sítios favoritos entre os habitantes do Rio, com algo para todos os gostos.

5. Faça uma visita ao Maracanã


Nenhuma visita ao Rio de Janeiro estaria completa sem uma passagem pelo Estádio do Maracanã. Se tiver a oportunidade de assistir a um jogo entre os rivais locais Flamengo e Fluminense, tanto melhor! Trata-se de um grande evento em terras cariocas, afinal de contas um Fla-Flu - como é denominado este derby - detém o recorde mundial de espectadores num jogo de futebol. Para uma celebração, ou reflexão, pós-jogo, siga as multidões em direção aos bares mais populares das redondezas. Não sairá desapontado! Especialmente agora, em que o Maracanã estará no centro das atenções durante o Rio 2016.

6. Aplauda o pôr-do-sol no Arpoador


Quando se aproxima o final de mais um dia, centenas de pessoas amontoam-se no Arpoador para aplaudir o pôr-do-sol que é considerado um dos mais bonitos do Rio de Janeiro. Junte-se a elas nesta tradição pitoresca e agradeça o final de mais um dia, mediante um dos cenários mais extraordinários que a cidade tem para oferecer, mas acima de tudo pense na sorte de estar no Rio de Janeiro.