Foi o monarca que mais tempo esteve no trono, desde 1946. A casa real tailandesa anunciou no dia 13 de outubro a morte do Rei Bhumibol Adulyadej.

Enquanto o país discute agora o futuro e a sucessão do monarca, atravessa também um período de luto. Para os turistas que estão de viagem ou vão viajar em breve para o país, a Autoridade de Turismo da Tailândia deixa as seguintes recomendações:

- Durante o período de luto muitos tailandeses estarão vestidos de preto e branco. Não é obrigatório que os turistas cumpram este procedimento, no entanto, solicita-se que usem vestuário discreto quando estiverem em público.

- Os visitantes devem evitar comportamentos inapropriados e desrespeituosos.

- As atrações turísticas estarão abertas como habitualmente, exceto o Templo do Buda Esmeralda e o Palácio Real, onde irão decorrer as cerimónias fúnebres reais.

- Todos os festivais e eventos tradicionais serão celebrados como habitualmente. Contudo as celebrações podem sofrer algumas alterações como forma de respeito pela memória do Rei Bhumibol Adulyadej.

- Os transportes públicos, bancos, hospitais e outros serviços públicos estarão a funcionar como habitualmente.

- As Autoridades Tailandesas estão a providenciar um conjunto de medidas de segurança para facilitar a deslocação dos tailandeses e dos visitantes por todo o país.