No total, 3,7 mil milhões de passageiros foram transportados pelas companhias aéreas em todo o mundo no ano passado, um aumento de 6% em relação a 2015. Esse número foi inferior ao aumento de 7,1% do ano anterior, de acordo com a agência das Nações Unidas.

O crescimento foi mais acentuado no Médio Oriente (11,2%), na Ásia (8%), na América Latina (6,5%) e na África (5,7%), enquanto foi menor na Europa (4,3%) e na América do Norte (3,5%).

"Mais da metade dos turistas do mundo que viajam pelas fronteiras internacionais anualmente foram transportados por via aérea", afirmou a agência com sede em Montreal, em comunicado.

As companhias "low cost" respondem por 28% de todo o tráfego aéreo de passageiros. Ultrapassando um recorde, estas transportaram mais de mil milhões de passageiros pela primeira vez.

Veja também: Para onde quer voar em 2017?

Na Europa, as companhias "low cost" transportaram quase um terço de todos os passageiros, um pouco mais do que os 31% na Ásia, ou 25% na América do Norte.

"O aumento da presença das companhias 'low cost', sobretudo, nas economias emergentes contribuiu para o crescimento global do transporte de passageiros", disse a agência.

Quanto aos vôos domésticos regulares, a América do Norte representou 43% do total, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior, enquanto o tráfego doméstico na Ásia subiu 10% - em grande parte devido ao crescimento na Índia e na China.

Veja também: Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

O aumento do tráfego e os custos de combustível significativamente menores ajudaram a impulsionar os lucros operacionais das companhias aéreas.

"Estima-se que mais de um terço dos lucros venha das companhias da América do Norte, cujo mercado doméstico representa 66% de suas operações totais", informou a agência.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.