A Treepedia, uma plataforma digital que usa os dados do Google Street View para medir e comparar as zonas verdes das cidades, divulgou os dados do seu mais recente estudo e que mediu a densidade do dossel vegetativo em 17 cidades consideradas chave em todo mundo. O estudo foi conduzido por investigadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e do Forúm Económico Mundial.

Singapura tem agora 30% da sua cidade coberta de árvores e vegetação, o que lhe valeu o primeiro lugar no ranking. Em segundo, surge Sydney (Austrália) seguida de Vancouver (Canadá), ambas com 25,9%.

Singapura tem vindo a destacar-se pelo investimento que tem feito na criação de zonas verdes na cidade. Parques como a Reserva Natural de Bukit Timah, Jardins Botânicos e jardins junto à baía, tornaram-se na casa de 400 mil plantas.

Das 17 cidades analisadas, Paris tem apenas 8,8% da sua área urbana coberta de vegetação, o que faz dela uma das cidades com menor número de árvores.

O estudo tem como objetivo incentivar os urbanistas e moradores a fazerem mais para promoverem as zonas verdes nas suas cidades. No comunicado disponível no site da Treepedia, a plataforma deixa bem claro que as zonas verdes são uma parte importante da vida das cidades: "As árvores ajudam a mitigar as temperaturas extremas, proporcionam um alívio natural do tráfego, do ruído e do congestionamento e melhoram a qualidade de vida das pessoas que vivem em ambientes urbanos".

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.