O mapa foi elaborado por Ryan Whitaker, programador, e para o criar descarregou 10 anos de informação metereológica do National Oceanic e Atmospheric Administration de mais de 10 mil estações de todo o mundo. Quando o colocou na rede social Reddit, o sucesso foi tal que decidiu disponibilizá-lo online no site Decisiondata.org. E tem também uma versão para graus Celsius.

Com a ajuda deste mapa, o utilizador pode saber a temperatura média e a precipitação de um determinado destino no período de uma semana. Com esta ferramenta saberá qual a melhor altura do ano para visitar um certo país ou região.

mapa temperaturas mapa temperaturas
créditos: Decisiondata.org

Para tal, basta selecionar a temperatura mínima e máxima que deseja (também pode adicionar um filtro para a precipitação), a semana que pretende e o mapa irá identificar todos os destinos metereologicamente ideais de acordo com a sua seleção.

No entanto, a ferramenta ainda não é cem por cento perfeita e tem algumas limitações. Por exemplo, chuva e queda de neve não é consistentemente monitorizada em algumas estações fora da América do Norte e Europa.

Veja ainda: Dez locais onde o clima está (quase) sempre perfeito

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.