Tudo começou quando um grupo de amigos decidiu fazer uma viagem de bicicleta por Portugal através da EN2. A experiência e as paisagens que foram descobrindo ao longo do caminho fez com que ficassem maravilhados. As memórias e as experiências podiam ter ficado entre amigos e familiares, contudo, dois dos cicloturistas eram deputados na Assembleia República: Carlos Silva, do PSD e Abel Batista, do CDS, que entretanto já saiu do Parlamento.

EN 2
créditos: Alice Barcellos

Assim, Carlos e Abel convenceram as bancadas do PSD e CDS a apresentar um projeto de resolução conjunto, que recomenda ao Governo a transformação da EN2 num produto de interesse económico e de promoção turística, que, como disse Carlos Silva ao Público, “podia ser a nossa Route 66”.

O projeto de resolução - que é discutido esta quarta-feira - propõe também que a estrada seja promovida na Internet através de um site. É ainda recomendado ao governo que o projeto turístico seja incluído no futuro Plano Estratégico de Turismo Nacional, que irá vigorar até 2025 e que poderá aproveitar o quadro de apoios comunitários 2020.

EN 2
créditos: Alice Barcellos

A EN2 foi em tempos a mais longa do país. Através dos seus 737 km oferece uma visão privilegiada de Portugal. Passa em 11 distritos e 32 concelhos. Na Nacional 2 os contrastes de Portugal ganham cor. Cruzamo-nos com serras, rios e barragens, e deparamo-nos por vezes com lugares povoados e dinâmicos, enquanto que por outras com lugares desertos e envelhecidos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.