Segundo fonte daquele projeto turístico-cultural que abrange 12 municípios do Tâmega e Sousa, ao longo de um dia é proposta "uma viagem à vida e obra do artista, "figura maior do modernismo português". O programa inclui a visita ao museu homónimo, à sua casa paterna, ao ateliê e ao túmulo, bem como aos antigos mosteiros românicos de Mancelos e Travanca.

O programa começa na cidade de Amarante, com visita ao centro histórico.

No Museu Amadeo de Souza-Cardoso, situado no centro de Amarante, os visitantes podem "partir à descoberta de um dos maiores pintores modernistas portugueses".

Fundado em 1947, o museu também "guarda um vasto espólio de escritores e artistas locais, como Teixeira de Pascoaes, Agustina Bessa-Luís, António Carneiro, Acácio Lino e António Cândido, para além de Amadeo.

Da parte a tarde, os visitantes conhecem a Casa de Manhufe (Vila Meã), onde nasceu, a 14 de novembro de 1887, Amadeo de Souza-Cardoso, bem o seu atelier, na Casa do Ribeiro.

O programa prossegue com a visita guiada ao mosteiro românico de São Martinho de Mancelos, monumento nacional do século XII. No interior, destaca-se o acervo de pinturas medievais.

No cemitério contíguo, encontra-se o jazigo de família de Amadeo de Souza-Cardoso.

Segue-se a visita ao Mosteiro de Travanca, também monumento nacional, considerado um dos mais importantes templos beneditinos do país. A sua torre, do século XIII ou início do século XIV, "merece uma atenção especial, por ser uma das mais elevadas torres medievais".

O programa termina com uma merenda regional e insere-se na estratégia da Rota do Românico de promoção de produtos turístico-culturais que liguem o património românico do Tâmega e Sousa a outros elementos identitários do território, como os seus artistas, entre os quais o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, natural de Amarante.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.